Mais Lidas

Secretários de saúde afirmam não ter previsão de novos lotes de vacina

Sem previsão do imunizante, idosos estão encontrando postos fechados

Coronavac
Coronavac -
Rio - Os secretários estadual e municipal de Saúde do Rio, Carlos Alberto Chaves e Daniel Soranz, respectivamente, afirmaram, nesta quarta-feira, não ter previsão de quando novos lotes do imunizante contra a covid-19 devem chegar para dar continuidade ao calendário de vacinação na cidade do Rio.
"Só o Ministério da Saúde pode determinar. Eu sei que a expectativa da população é grande, mas a gente está esperando a comunicação oficial. Todo mundo sabe que quanto mais a gente vacinar antes, melhor, mas estamos esperando a comunicação oficial", disse Daniel Soranz.
Já o secretário estadual ressaltou que não pretende entregar a segunda dose para continuar com a vacinação na capital, sem que tenha uma notificação do Ministério da Saúde sobre a chegada de novos lotes. "Não vou distribuir a segunda dose se eu não tiver sequer nenhum oficial da chegada de novos imunizantes. A partir do dia 22 (de fevereiro), vamos distribuir a segunda dose e não vamos parar", disse Carlos Alberto Chaves.
Sem previsão da vacina, idosos dão com a cara na porta nos postos
Apesar da paralisação da aplicação do imunizante, idosos procuraram os postos de saúde nesta quarta-feira (17) e deram com a cara na porta. Pelo calendário original, seriam vacinadas as pessoas com 82 anos de idade.
"Eu fui no posto de saúde da Rua Desembargador Izidro e não tinha mais vacina. Eles não têm previsão e eu vou ter que ficar esperando até aparecer alguma coisa. Eu lamento muito, quanto mais rápido eu me vacinar, apesar de ainda ter que usar máscara, eu vou me sentir mais à vontade para sair de casa. Tá muito ruim ficar em casa esse tempo todo sem perspectiva de nada. A vacina é uma esperança", contou Marly Pinheiro, de 83 anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha foi interrompida para quem ainda não tomou nenhuma dose da vacina. No entanto, o cronograma de aplicação da segunda dose para quem foi vacinado há 28 dias começou nesta segunda-feira. Os grupos atendidos são os internos em institutos de longa permanência e funcionários da saúde, que receberam a coronavac no dia de São Sebastião.
A repescagem dos idosos com 80 anos ou mais, marcada para este sábado (20), também está suspensa.