Mais Lidas

Servidores concursados do Detran-RJ decidem manter greve

Vale lembrar que as empresas prestadoras de serviço e os comissionados seguem trabalhando para atender a população

Greve dos funcionários do Detran
Greve dos funcionários do Detran -
Rio - Cerca de três mil servidores concursados do Detran-RJ decidiram manter a greve que começou dia 13 deste mês por melhores condições de trabalho. A decisão foi tomada durante a assembleia realizada nesta segunda-feira.
Na segunda, os servidores fizeram uma manifestação em frente à sede do departamento, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio.
Um ofício do Sindicato dos Servidores do Detran-RJ (Sindetran) aponta que os funcionários estão há seis anos sem reajuste, tampouco reposição salarial da inflação. Os funcionários exigem da instituição um novo plano de cargos e salários e maior valorização da categoria.
De acordo com o ofício, em 2020 o Detran/RJ arrecadou um valor superior a R$ 1,3 bilhão e repassou R$ 270 milhões a diversos órgãos do estado sem realizar a devida prestação de contas.

Os servidores também apontam problemas na estrutura dos postos, com falta de investimentos e constantes trocas de diretoria.
Confira os serviços que estão funcionando
Apesar da paralisação, parte dos serviços prestados nos postos continua funcionando, pois os funcionários comissionados e terceirizados seguem trabalhando e atendendo a população. Os serviços de identificação civil estão funcionando normalmente nos 34 postos, emitindo tanto 1° via como a 2°via de identidade.

O agendamento de carteira de habilitação tem sido feito em todos os postos, mas as provas teóricas ocorrem apenas nas unidades de Jacarepaguá, Macaé e no Poupa Tempo, em Duque de Caxias. A prova prática está suspensa.

O registro de veículos continua em todas as unidades da instituição. A transferência de automóveis foi expandida, e serão abertas nesta segunda (22) 2.250 vagas por dia. O objetivo é que esse número aumente para quatro mil vagas diárias na próxima semana.

A Diretoria de Registro de Veículos também mantém todos os postos abertos, mas com redução no atendimento de serviços que dependem de vistorias, como transferência de propriedade, transferências de município e de jurisdição.