Mais Lidas

Escolas retomam as aulas presenciais em 38 unidades da rede municipal do Rio

Pré-escola e primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental são os primeiros segmentos a retornarem

Secretário municipal de Saúde do Rio, Renan Ferreirinha
Secretário municipal de Saúde do Rio, Renan Ferreirinha -
Rio - As aulas presenciais tiveram início, na manhã desta quarta-feira, em 38 escolas da rede municipal de Educação. Os segmentos que retornam, neste primeiro momento, são os da pré-escola e primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. Nas escolas reabertas, a adesão de alunos que voltam para as salas de aula registra média de 82%.

Na Penha, na Escola Municipal Suíça, três turmas retornaram às aulas nesta manhã. A adesão dos alunos foi de 78%.

"A gente volta com um pouco de insegurança, mas as crianças precisam estudar, precisam aprender, e não temos capacitação para ensiná-las. Foi muito difícil iniciar a alfabetização da minha filha em casa e, ao mesmo tempo, ter que trabalhar. Por isso, resolvi trazê-la quando anunciaram o retorno. Está sendo um alívio", disse a comerciante Cleide de Campos, de 42 anos, mãe de Emily, de 7 anos, que estava animada para a volta às aulas.

"Senti falta das professoras e dos meu colegas. Quero poder estudar e voltar a brincar com eles", disse a criança, matriculada no 1º ano.

Segundo o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, o retorno dos primeiros segmentos, além de ser mais seguro, pois as pesquisas mostram que as crianças têm menos risco de contraírem a covid-19, é fundamental para o desenvolvimento da alfabetização infantil.

"Um dos focos da nossa gestão é a alfabetização. Se a criança não tiver uma alfabetização correta, isso pode afetar todo o seu desenvolvimento cognitivo, causando dificuldades no momento da inserção no mercado de trabalho. Por isso começamos pelos pequenos, que também têm uma resistência maior à doença", declarou o secretário, que acompanhou a abertura da escola na manhã desta quarta-feira.

O retorno às aulas segue protocolos sanitários definidos em conjunto com a Secretaria Municial de Saúde e os membros do comitê científico da prefeitura. Na entrada da Escola Municipal Suíça, uma funcionário higienização as mãos de pais e alunos. Ao lado, um totem com álcool em gel e, pelo chão, adesivos indicavam o estacionamento social.

Segundo a diretora da unidade, Fernanda Moreira, obras tiveram que ser feitas para o retorno dos alunos em segurança.

"Foram construídos mais gabinetes nos banheiros para utilização dos alunos e pias internas. Antes, as pias ficavam fora do banheiro. Os bebedouros também foram adaptados, com inserção de bicas", disse a diretora.