Mais Lidas

Residente acusada por técnica de enfermagem de ter culpa por 'vacina de vento' presta depoimento

Em depoimento, técnica de enfermagem disse que houve uma mudança nos protocolos de aplicação da vacina na idosa. Segundo ela, a residente era a responsável por colocar o líquido imunizante nas seringas

Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto.
Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto. -
Rio - A residente de enfermagem do Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, acusada pela técnica de enfermagem Adenilde Lourenço da Silva de ser a culpada pela aplicação da 'vacina de vento' na idosa de 85 anos, prestou depoimento na manhã desta quarta-feira. Segundo a técnica, a residente que era responsável por colocar o líquido dentro das seringas. A mulher, que não teve a identidade revelada, chegou à 12ª DP (Copacabana) por volta das 10h30. 
A vacinação da senhora aconteceu no dia 27 de janeiro e virou caso de polícia após a filha da idosa rever o vídeo gravado pela família do momento da imunização. Ao prestar a atenção nas imagens, ela percebeu que a seringa estava vazia e sem o líquido imunizante.
Na última quinta-feira, Adenilde Lourenço da Silva, que trabalhou por 11 meses na unidade de saúde, prestou depoimento por duas horas para os agentes da 12ª DP. Durante a conversa, a técnica admitiu que houve uma mudança nos protocolos de aplicação da vacina na idosa. Ela teria dito que naquele dia não estava colocando o líquido imunizante nas seringas, mas sim a residente.
Adenilde teria informado que assim que pegou a seringa dentro de uma caixa de gelo, notou que havia algo de errado, mas preferiu não comunicar o fato a enfermeira chefe. O caso foi encaminhado para a unidade de saúde e começou a ser investigado pela Polícia Civil sob a suspeita de crime de peculato.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afastou a técnica de enfermagem. De acordo com o órgão, foi aberta uma sindicância para apurar o ocorrido. A paciente teve a vacina reaplicada, para garantir a imunização.
O órgão alerta ainda que todos os casos em que forem levantadas dúvidas sobre a aplicação da vacina serão devidamente apurados pela secretaria. Caso constatada qualquer inadequação, as medidas cabíveis serão tomadas.