Mais Lidas

Leite condensado: PGR diz que não achou irregularidade em gastos com alimentos

Investigação foi solicitada ao STF em janeiro pelo PDT

MPF denuncia desembargadora do Amazonas por venda de decisões
MPF denuncia desembargadora do Amazonas por venda de decisões -
A Procuradoria Geral da República ( PGR ) enviou uma manfiestação ao Supremo Tribunal Federal ( STF ) dizendo que não vê indícios de irregularidades ou supostos crimes nos gastos do governo federal com alimentos.
A análise faz referência a um pedido de investigação feito pelo PDT em desfavor do presidente Jair Bolsonaro. Em janeiro, o partido pediu que o STF apurasse supostos desvios de dinheiro em relação aos R$ 1,8 bilhão gastos em comida pelo Executivo em 2020.
Quando os gastos públicos vieram à tona, o dinheiro usado para a compra de itens como leite condensado e chiclete chamaram a atenção.
Ao STF, a PGR afirmou que há "ausência de indícios de ilicitude no emprego de recursos orçamentários na aquisição dos gêneros alimentícios consumidos por órgãos federais da Administração direta e indireta".
"Inexistem, tampouco, indicativos de que tenha havido fraude em procedimento licitatório ou contratação, superfaturamento ou mesmo desrespeito a quaisquer dos princípios da Administração Pública", afirma o Ministério Público.

Além disso, o órgão também diz que não dá para vincular as compras diretamente a Bolsonaro , que "se distancia, na cadeia hierárquica de servidores federais, daqueles que se envolvem diretamente, nos diversos órgãos e entidades da Administração direta e indireta, com a compra de mercadorias".