Mais Lidas

Ministério Público notifica Ibama por mortes de animais silvestres em centro de tratamento

Cerca de 600 animais morreram em quatro meses no Centro de Triagem de Animais SIlvestres

-
Rio - O Ministério Público Federal (MPF) notificou, nesta terça-feira, o superintendente do Ibama no Rio de Janeiro a reestabelecer os cuidados de animais silvestres resgatados e a soltura dos animais saudáveis que estão no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, Região Metropolitana. A recomendação do órgão aconteceu pelo aumento do número de mortes dos animais no local por causa da falta de cuidadores do Cetas-RJ. Cerca de 600 animais foram a óbito em quatro meses. 
Apesar de ser o único local público do Estado, o centro não está recebendo os animais silvestres apreendidos, debilitados, feridos ou filhotes abandonados. O número de animais devolvidos à natureza foi reduzido em 2020 e 2021, mesmo com muitos animais da fauna aguardando há meses pela soltura.

Outra irregularidade identificada pelo MPF foi o fornecimento de alimento para os animais interrompido por um ano. Os animais só sobreviveram por causa de doações de instituições privadas obtidas pelo MPRJ. 
O Ibama deve restabelecer o serviço de tratadores dos animais, que foi interrompido em janeiro. Também deve garantir a limpeza e manutenção permanentes do local e assegurar a continuidade do serviço de alimentação e tratamento veterinário dos animais que se encontram no centro. A Superintendência do Ibama tem até dez dias para informar sobre as providências adotadas para dar cumprimento à recomendação do MPF.