Mais Lidas

Rio espera definição para montar estratégia de compra de vacinas via consórcio

Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, diz que negociação será uma alternativa a mais para acelerar vacinação no Rio. Para imunizar idosos entre 78 e 67 anos até o fim do mês serão necessárias 500 mil doses

Vacinação no Planetário da Gávea
Vacinação no Planetário da Gávea -
Rio - Ainda não há uma definição sobre a quantidade de doses da vacina contra a covid-19 que podem ser adquiridas pela Prefeitura do Rio por intermédio do consórcio dos municípios para acelerar a campanha de vacinação na cidade. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o município aguarda uma definição das datas de entrega e valores dos imunizantes a ser negociados pelo consórcio em até duas semanas para que seja definida uma estratégia de compra.

Nesta terça-feira, o prefeito Eduardo Paes confirmou a adesão da Prefeitura do Rio ao consórcio de municípios, constituído para a compra unificada de vacina pelas prefeituras em paralelo às aquisições dos imunizantes pelo Ministério da Saúde.

"O consórcio vai negociar a compra da vacina com as principais indústrias farmacêuticas. Estamos aguardando informações sobre os valores negociados e datas de entrega. Esses dados podem estar mais claros agora na próxima reunião do consórcio, que pode acontecer em uma ou duas semanas. Ao mesmo tempo, esperamos que o Ministério da Saúde acelere a compra e a distribuição das vacinas aos estados", disse o secretário Daniel Soranz, enquanto acompanhava a vacinação, na manhã desta quarta-feira, no Planetário da Gávea.

Sobre os recursos para a compra, o secretário comentou que valores podem ser empregados pela Prefeitura do Rio com posterior ressarcimento pelo Ministério da Saúde.

"Isso é uma possibilidade. Mas tudo ainda está em negociação. Apoiamos o Plano Nacional de Imunização (PNI), mas não podemos perder a oportunidade de acelerar o processo de vacinação adquirindo mais vacinas frente à urgencia da pandemia", disse Soranz.
Calendário de vacinação

O secretário comentou que, para cumprir o calendário divulgado nesta terça-feira, que prevê a vacinação de todos os idosos entre 78 e 67 anos com a primeira dose da vacina, a partir desta quinta-feira e até o dia 31, serão necessárias 500 mil doses aproximadamente.

"A meta é ousada, mas estamos nos baseando numa previsibilidade maior de distribuição das doses pelo Ministério da Saúde, com a entregas semanais que agora começam a ser feitas pelo Instituto Butantan e com a produção de vacinas pela Fiocruz na segunda quinzena do mês", comentou Soranz, acrescentando que a cidade Rio recebe, ainda nesta quarta-feira, cerca de 100 mil novas doses de CoronaVac.

Segundo Soranz, a prioridade é vacinar todos os idosos acima de 60 anos na cidade do Rio. Ele explica que a pessoa é considerada imunizada 14 dias após a segunda dose de CoronaVac e 28 dias após a primeira dose do vacina Oxford/AstraZeneca.
Segundo o Instituto Butantan, serão entregues, nesta quarta-feira, 900 mil doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde. Até o próximo dia 30 de abril, o cronograma do Butantan prevê a entrega de mais 31.537.000 doses, totalizando um total de 46 milhões de imunizantes entregues ao governo federal desde janeiro.
Movimento no Planetário da Gávea

A vacinação começou com pouco movimento no posto do Planetário da Gavéa. Por volta das 10h, a procura da população começou a aumentar e, neste momento, uma pequena fila se forma na entrada do posto. No entanto, a espera não excede 30 minutos.

Nesta quarta-feira, estão sendo imunizadas com a primeira dose pessoas com 79 anos ou mais, profissionais de saúde acima de 60 anos, que estão no último dia de repescagem, e idosos que estão no prazo para receber a segunda dose.

Uma das que recebeu a segunda dose nesta manhã foi Júlia da Silva Ermenegildo, de 95 anos. Ela estava acompanhada da vizinha e da cuidadora.

"Receber a segunda dose foi um alívio. É a segunda vez em que ela está saindo de casa em um ano. As duas vezes foram para tomar a vacina", disse Ana Maria Pianetti, de 72 anos, vizinha de dona Júlia. 
Vacinação no Planetário da Gávea Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Secretário Daniel Soranz Reginaldo Pimenta / Agência O Dia