Mais Lidas

Prefeitura do Rio faz alerta para site que aplica golpes em emissão dos carnês de IPTU

A página fraudulenta está recebendo patrocínio de terceiros

Página fraudulenta que tenta se passar por site oficial da Prefeitura do Rio
Página fraudulenta que tenta se passar por site oficial da Prefeitura do Rio -
Rio - A Prefeitura do Rio orienta os cariocas a terem atenção no momento de emitir os carnês de IPTU após um site fraudulento ter sido identificado. A página em questão tenta se passar por um endereço da Prefeitura para aplicar golpes nos contribuintes. O site, identificado como cariocadigital.org/acesso/ não tem nenhuma ligação com o site oficial da Prefeitura do Rio.
A página correta para emitir os carnês de IPTU é https://carioca.rio/.

No site de busca do Google, a página fraudulenta está recebendo patrocínio de terceiros, portanto, é o primeiro link disponível para ser acessado no resultado de busca. A prefeitura reforçou o pedido de alerta através das suas redes sociais.

Procurada, a secretaria de Fazenda ainda não informou quais serão as medidas tomadas para tirar o site do ar.
Contribuintes recebem em casa novo formato da guia de pagamento do IPTU; veja as orientações para não cair em um golpe
Os cariocas começaram a receber pelos Correios a guia de pagamento do IPTU 2021, em novo formato. O antigo carnê que costumava ser enviado para 1,6 milhão de contribuintes foi substituído. Agora, a guia em formato carta tem uma única folha, com as cores azul e branco. A mudança gerou uma série de dúvidas entre os contribuintes e até mesmo receio de golpes. Nenhuma fraude, contudo, foi constatada pela Empresa Municipal de Informática (IPLAN Rio).
Para facilitar o entendimento sobre a nova modalidade de pagamento, seguem alguns esclarecimentos:
– A data de postagem de 15 de janeiro é um prazo limite que atende exigência dos Correios devido ao grande volume de correspondência.

– A guia postada tem apenas dois códigos de barra: um para pagamento da cota única, com 7% de desconto, e outro para quitar a primeira parcela do imposto.

– O código de barras da guia entregue pelos Correios é diferente daquele gerado pelo portal Carioca Digital, na internet. O que muda são apenas os códigos verificadores de origem dos documentos.
– O código de barras para pagamento da cota única está localizado do lado externo, na primeira dobra. Já o código para quitação da primeira parcela está na parte interna da carta.
Além disso, no dia 14 de janeiro, foi comunicado que os técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento detectaram erros nos códigos de cadastramento de débito automático de 65.309 mil, ou 3,8%, das guias que foram impressas em dezembro, ainda durante a antiga gestão, e somente agora estão chegando à casa dos contribuintes.

A cota única e a primeira parcela vencem no dia 5 de fevereiro. Para quem parcelar, a segunda cota vence em 5 de março. As datas de vencimento seguintes são: 8 de abril, 7 de maio, 8 de junho, 7 de julho, 6 de agosto, 8 de setembro, 7 de outubro e 8 de novembro. Da segunda à última parcela, será preciso acessar o portal carioca.rio para emissão da guia de pagamento.