Mais Lidas

Além da capital, outros municípios do Estado do Rio anunciam restrições para evitar o avanço do coronavírus

As medidas, que entram em vigor nesta sexta-feira, têm o objetivo de evitar um terceiro colapso na saúde fluminense

Prefeitura de Niterói adota medidas restritivas contra o novo coronavirus na cidade
Prefeitura de Niterói adota medidas restritivas contra o novo coronavirus na cidade -
Rio - A busca por atendimento nas unidades de urgência e emergência da cidade de pessoas com sintomas de covid-19, que vinha em queda, começou a registrar aumento nos últimos dias. Apesar do estado do Rio não apresentar sinais de esgotamento de leitos, os municípios anunciaram novas medidas restritivas para conter o avanço da doença e evitar, assim, um terceiro colapso na saúde fluminense. Veja quais cidades já determinaram as novas regras:
Rio de Janeiro
As novas restrições começam a valer a partir das 17h desta sexta-feira, curiosamente no dia em que completa 1 ano do primeiro caso da doença confirmado no Estado. O prefeito Eduardo Paes limitou o horário de bares, das 6h às 17h, e com 40% de ocupação, inclusive em shoppings centers, e proibiu abertura de boates, quiosques e feiras no Rio. 
Ambulantes não vão poder trabalhar nas praias da capital em hipótese alguma. Banho de mar, exercícios e permanência na areia estão liberados. Segundo a prefeitura, a permanência nas ruas da cidade do Rio ficará proibida entre 23h e 5h. Entretanto, a circulação dos cariocas não ficará impedida. A restrição valem até o dia 11 de março.
São Gonçalo
A partir desta sexta-feira, bares, restaurantes e similares só poderão funcionar até as 18h, limitando o atendimento ao público em 2/3 da sua capacidade de lotação, inclusive as praças de alimentação dos shoppings. Boates e casas de shows deverão ficar fechadas.
Entretanto, a prefeitura manteve a permissão para eventos sociais em ambientes como salões e casas de festas, como casamentos e aniversários previamente agendados desde que assegurada a contenção do acesso ao interior do estabelecimento, respeitando-se o limite de 2/3 do limite de capacidade total do local, limitando-se à capacidade máxima de 250 pessoas. "Deve-se evitar aglomeração, respeitando a distância mínima de 1,5 (um metro e meio) entre as pessoas, inclusive nas áreas de acesso, bem como adotados os demais protocolos sanitários".
As medidas terão duração até o dia 11 de março, de acordo com o decreto nº 088/21, publicado no Diário Oficial de quinta-feira.
Niterói
De acordo com as medidas previstas no decreto, bares e restaurantes poderão ficar abertos até 18h. Música ao vivo não será permitida. Os estabelecimentos comerciais de rua abrirão às 10h e fecharão às 19h. Shoppings centers ficarão abertos do 12h às 22h. O objetivo dessas alterações é diminuir a concentração de passageiros utilizando o transporte público nos mesmos horários.
O funcionamento dos quiosques das praias está suspenso, assim como a prática de atividades e esportes coletivos. As atividades individuais estão permitidas. A permanência de indivíduos em espaços públicos entre 23h e 5h está proibida.
Além disso, será recomendado o home office para 50% de funcionários da iniciativa privada e da administração municipal. As medidas são válidas por 15 dias, a partir desta sexta-feira.
Teresópolis
Com UTIs lotadas e transferindo pacientes para outros municípios, o Gabinete de Crise em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, também regulamentou medidas mais duras para conter o novo coronavírus. Está proibido o consumo de bebida alcoólica em espaços públicos, passível de apreensão das bebidas e multa sanitária. Após às 23 horas está permitido apenas o funcionamento dos serviços essenciais. 
Além disso, o município voltou com o rodízio de CPF para a entrada das pessoas nos estabelecimentos, com algumas exceções como bancos e unidades de saúde. As pessoas com o dígito do CPF par só podem adquirir produtos e serviços de forma presencial nos dias pares e as pessoas com o dígito do CPF ímpar, nos dias ímpares.
Os estabelecimentos educacionais, por exemplo, devem permanecer na modalidade de ensino remoto, até o dia 21 de março.
As regras começaram a valer na última quarta-feira e vão ficar vigentes até 16 de março. Confira outras regras:

- fica estabelecido o horário de funcionamento do comércio de rua das 10h às 19h, visando distribuir o fluxo de passageiros no transporte público;
- atividades religiosas devem obedecer ao limite de 50% de ocupação do local de reunião;
- também fica proibido o banho de sol e de piscina. Liberadas apenas as práticas esportivas para alunos matriculados, acompanhados por um professor;
- Cirurgias eletivas serão reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Petrópolis
O prefeito interino Hingo Hammes determinou que comércios, bares, lanchonetes e restaurantes, mesmo os que funcionam em shoppings e centros comerciais, devem fechar às 22h. Durante o horário de funcionamento, autorizado das 5h às 22h, os mesmos devem respeitar o limite de 50% da capacidade de ocupação. Boates seguem proibidas. Também passa a ser proibida a permanência de pessoas em vias, áreas e praças públicas das 22h às 5h. Apenas a circulação é permitida. A fiscalização terá o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. As medidas entraram em vigor nesta sexta e serão mantidas até 15 de março.
Macaé
A Prefeitura de Macaé informou que haverá restrição de circulação nas ruas de 20h às 5h, com exceção a ida às farmácias, postos de combustível e serviços de pronto-atendimento à saúde e hospitalares. Além disso, será reduzido a capacidade de público local nos estabelecimentos. Decreto começa a valer nesta sexta-feira.
Nilópolis
A Prefeitura de Nilópolis informou que não tomará medidas restritivas no momento, no que se refere à Covid-19.
*Assim que outros municípios anunciarem novas medidas de restrições, serão incluídas aqui.