Mais Lidas

Prefeitura do Rio registra 230 autuações por desrespeito às medidas de restrição

Comboio da Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou fiscalizações em bairros da Zona Sul e Zona Oeste, além de atuação de agentes da Guarda Municipal por toda a cidade

Agentes da Prefeitura do Rio atuaram na fiscalização de estabelecimentos pela cidade
Agentes da Prefeitura do Rio atuaram na fiscalização de estabelecimentos pela cidade -
Rio - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em ação conjunta com a Guarda Municipal e o Instituto de Vigilância Sanitária (Ivisa), além do apoio da Polícia Militar, atuou no patrulhamento, monitoramento e fiscalização de diversas áreas da cidade do Rio, desde às 17h desta sexta-feira (5) até madrugada deste sábado (6). As equipes de vistoria realizaram 230 autuações, entre multas e interdições a estabelecimentos, encerramento de feiras, reboques e apreensão de mercadorias de ambulantes.
A maior parte das autuações foi decorrente do descumprimento das medidas mais restritivas impostas, dentre elas 50 multas e 13 interdições a estabelecimentos. Os roteiros contemplaram atuação dos comboios em bairros da Zona Sul e Zona Oeste, além de ações destacadas da Guarda Municipal por todo o município.
"Nosso balanço das primeiras ações de fiscalização é positivo. No geral, a população entendeu a necessidade do momento e se aderiu às medidas mais restritivas impostas pela prefeitura. Porém, infelizmente, alguns estabelecimentos ainda seguem descumprindo as normas, o que mostra que as fiscalizações seguem sendo necessárias", destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Guarda Municipal atua na vistoria de estabelecimentos

A Guarda Municipal do Rio realizou, entre a tarde desta sexta-feira e a madrugada deste sábado,, a inspeção de mais de 50 pontos na cidade em cumprimento às medidas de restrição. As forças-tarefas atuaram em todas as regiões da capital fluminense em locais que já registraram altos índices de aglomeração e com base nas denúncias recebidas de cidadãos na Central 1746 da prefeitura.
A ação resultou na aplicação de 137 multas de trânsito por diversas irregularidades, entre elas o estacionamento na calçada ou em local proibido; e 28 multas a estabelecimentos por funcionamento fora do horário permitido pelo decreto. Não foram registrados ocorrências e incidentes e a maioria dos locais cumpriu as medidas previstas.
As equipes atuaram em diversos pontos da cidade. No Centro do Rio e redondezas, as forças-tarefas percorreram a região da Lapa nas ruas do Riachuelo, Moncorvo Filho, Frei Cabeça, Avenida Mem de Sá e nas praças João Pessoa, Tiradentes e Cruz Vermelha.
Na Zona Sul, os agentes fizeram rondas nos principais pontos de concentração de bares da região, como a Rua Dias Ferreira, Avenida Ataufo de Paiva e Praça Cazuza, no Leblon; Rua Barata Ribeiro e Rua Hilário da Gouvêa, em Copacabana; Praça São Salvador, no Flamengo; e Praça Nelson Mandela, em Botafogo.
Já na Zona Oeste, as equipes estiveram presentes em diversos lugares, entre eles a Avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca; Ponto Chique, em Padre Miguel; Praça Tim Maia e Avenida Giomar Novaes, no Recreio dos Bandeirantes.
Na Zona Norte, os agentes atuaram nos polos gastronômicos e em vias com alta concentração de bares, como a Estrada Intendente de Magalhães, em Vila Valqueire; Rua Dias da Cruz, no Méier; Rua Belisário Pena, na Penha; Avenida Braz de Pina, no Polo Gastronômico de Vista Alegre; na Praça da Bandeira; Praça Vanhargem, na Tijuca; ruas Barão de São Francisco e Torres Homem, em Vila Isabel; Rua Domingos Lopes, em Madureira; Praça Iá Iá Garcia, Estrada do Rio Jequiá e nas praias da Engenhoca, São Bento e da Bica, na Ilha do Governador.