Mais Lidas

Servidores municipais preparam ato em frente à Prefeitura do Rio

Categorias cobram correção do 13º salário atrasado, reajuste anual e pagamento dos triênios

Manifestação será realizada em frente à sede da prefeitura, na Cidade Nova
Manifestação será realizada em frente à sede da prefeitura, na Cidade Nova -
Categorias do funcionalismo municipal do Rio de Janeiro se organizam para um ato no próximo dia 18, às 10h, em frente à sede da prefeitura, na Cidade Nova. Os servidores protestam contra a proposta de aumento da alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 14% e cobram o pagamento do 13º salário atrasado com correção e reajuste anual - que não é concedido desde 2019.
Os funcionários também criticam a suspensão da contagem do tempo para fins de pagamento dos triênios (a princípio, até 2024) e reivindicam a retomada do adicional, além do plano de cargos dos servidores da Saúde.
As categorias alegam que os servidores não podem pagar a conta da crise.
CALENDÁRIO SE ESTENDERÁ
O governo Paes anunciou o calendário de pagamento do 13º salário de 2020 a 100.024 servidores ativos, aposentados e pensionistas do Município do Rio que ganham acima de R$ 4 mil. O depósito será feito de forma escalonada e em folhas suplementares, a partir de julho, e se estenderá até junho de 2022, como mostra o infográfico abaixo.
A atual administração herdou essa dívida da gestão Crivella, que deveria ter quitado o abono até 20 de dezembro. Diante desse atraso, as categorias querem cobrar juros e correção.
A forma de pagamento, sem juros e correção, levará algumas entidades à Justiça. Associações e sindicatos querem cobrar os depósitos com valores corrigidos.

Manifestação será realizada em frente à sede da prefeitura, na Cidade Nova Daniel Castelo Branco
Confira as datas do crédito por faixas salariais Arte O DIA