Mais Lidas

'Maior escândalo judicial da história', diz Gilmar Mendes sobre suspeição de Moro

Fachin chegou a pedir o adiamento do julgamento, mas foi voto vencido

Ministro do STF Gilmar Mendes votou pelo prosseguimento do julgamento da ação
Ministro do STF Gilmar Mendes votou pelo prosseguimento do julgamento da ação -
Brasília - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta terça-feira (9), durante julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, que a Lava Jato de Curitiba é o "maior escândalo judicial da nossa historia”. 

“Pretendo contextualizar os fatos aqui narrados com as experiências históricas trazidas pela Operação Lava Jato. O presente voto não apenas descreve uma cadeia sucessivas de atos lesivos ao compromisso de imparcialidade. Ele explicita as condições do surgimento e funcionamento do maior escândalo judicial da nossa história”, disse o ministro.

Minutos antes do início da sessão, Fachin pediu ao presidente da Corte, ministro Luiz Fux, o adiamento do julgamento e defendeu que o plenário do STF analise o caso.

Por 4 votos a 1, a Turma rejeitou a tese de Fachin, que apontou perda de objeto do habeas corpus em favor de Lula, sob a alegação de que as condenações foram anuladas, de acordo com a decisão da última segunda-feira. Além de Fachin, compõem a Segunda Turma Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Kassio Nunes Marques.