Mais Lidas

Ceasa retorna com fornecimento de alimentos para Volta Redonda

Município recebeu nesta terça-feira, dia 09, mais de 1,2 toneladas de alimentos

Volta Redonda recebe recebeu 1,2 toneladas de alimentos
Volta Redonda recebe recebeu 1,2 toneladas de alimentos -
Volta Redonda - O Banco de Alimentos de Volta Redonda recebeu nesta terça-feira, dia 09, mais 1,2 toneladas de alimentos do Ceasa. O programa estava suspenso desde o ano passado. A doação acontece através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério da Cidadania, que disponibiliza recursos para a compra da produção de agricultores familiares, de todo o estado, cadastrados no programa.
Os produtos são encaminhados para Bancos de Alimentos e doados para instituições como creches, asilos, hospitais, centros de referência em assistência social e outros. A cada 15 dias a equipe da Prefeitura de Volta Redonda vai ao Ceasa Irajá, no município do Rio, buscar em torno de uma tonelada a uma tonelada e meia de hortifrutigranjeiros, para serem fornecidos através do Banco de Alimentos às instituições cadastradas.
Todo o trabalho de higienização e armazenamento dos alimentos é feito pela equipe do Banco de Alimentos, para não ter perdas até o momento da distribuição, seguindo as orientações de uma nutricionista. Entre os alimentos adquiridos nesta terça-feira estão: goiaba, abacaxi, mandioca, banana prata, pimentão, abacate e abóbora.
De acordo com a coordenadora de Segurança Alimentar da prefeitura de Volta Redonda, Cristiane Seabra, o Banco de Alimentos da cidade atende, atualmente, 26 entidades socioassistenciais e arrecada 15 toneladas de doações mensalmente.
“A Segurança Alimentar tem um papel fundamental junto com a assistência na garantia de direitos. Nosso objetivo sempre é ofertar alimentos em quantidade e qualidade adequada para nossos usuários.”
O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, ressaltou que somente as instituições cadastradas no projeto podem receber as doações do Banco de Alimentos.
“Para fazer parte do projeto é preciso que a entidade esteja cadastrada no Conselho Municipal de Segurança Alimentar ou no Conselho Municipal de Assistência Social”, disse o secretário ressaltando que a doação vai impactar na quantidade de alimentos que serão doados para essas entidades.
Para participar, as instituições devem se cadastrar no Banco de Alimentos, além de serem ativas no Conselho, não podem faltar três reuniões consecutivas ou cinco alternadas no ano. As entidades precisam ser participativas e contribuir com políticas públicas do setor.
Volta Redonda recebe recebeu 1,2 toneladas de alimentos Divulgação
Volta Redonda recebe recebeu 1,2 toneladas de alimentos Divulgação