Mais Lidas

Governador em exercício prorroga medidas restritivas por mais uma semana no Rio

Cláudio Castro alertou que medidas podem ser mais severas nos próximos dias

Primeiro fim de semana das novas medidas restritivas do município do Rio terminou com mais 1.600 autuações por desrespeito às normas
Primeiro fim de semana das novas medidas restritivas do município do Rio terminou com mais 1.600 autuações por desrespeito às normas -
Rio - O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, vai estender por mais uma semana as medidas restritivas contra a propagação da Covid-19 em todo o estado do Rio de Janeiro. O governador ainda afirmou ao jornalista Edimilson Ávila, da TV Globo, que as medidas podem ser mais severas. Anteriormente, a informação era de que as medidas restritivas seriam estendidas por mais duas semanas, no entanto, o prazo foi corrigido para uma semana. Com isso, segue proibida a permanência de pessoas nas vias públicas no horário compreendido entre 23h e 5h. 
Nesta segunda-feira, Cláudio Castro disse também que vai abrir cerca de 500 leitos para tratamento da Covid-19 até o fim deste mês em todo o estado. O comunicado foi feito pelo chefe do executivo estadual através das suas redes sociais. 
Nove municípios do Rio de Janeiro estavam com as UTIs para covid-19 com lotação máxima, na noite de terça-feira, segundo o Painel da Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde. Em outras oito cidades, a ocupação já chegava a 90%. A taxa de ocupação de UTIs no estado é de 81.4%, e nas enfermarias é de 62,4%. Além disso, a secretaria registrou um aumento de 35% na fila de espera por um leito intensivo — de 171 para 231 pessoas aguardando uma vaga em UTIs.
Medidas restritivas
Em relação ao comércio, a resolução prevê escalonamento de horário: lojas de rua – das 8h30 às 17h30; e shoppings – das 10h30 às 22h, com 75% da capacidade de lotação. Para comércios e serviços enquadrados como essenciais, não há limitação de funcionamento.

As comemorações de 15 anos, casamentos e formaturas estão liberadas desde que mantendo 50% de ocupação nas casas de festa. Bares e restaurantes também deverão funcionar com metade da capacidade de lotação, com horário máximo até as 23h e cumprindo distanciamento de um metro e meio entre as mesas. A música ao vivo é permitida, porém fica proibida pista e espaço de dança.

Autorizados a funcionar com 50% da capacidade estão: museus, centros culturais, cinemas e teatros; parques e reservas naturais; serviços de educação física (academias, centros de treinamento, estúdios e similares), parques de recreação infantil e clubes sociais. Ficam mantidas também as atividades esportivas de alto rendimento, sem público.