Mais Lidas

Secretaria estadual de Fazenda vai vistoriar emissão ilegal de notas fiscais em Itaguaí

Objetivo é verificar indícios de simulação de operações e combater fraudes fiscais

Operação tem como objetivo coibir quem emite nota fiscal simulada para fraudar o fisco
Operação tem como objetivo coibir quem emite nota fiscal simulada para fraudar o fisco -
ITAGUAÍ - A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) iniciou quinta-feira (18), ação contra empresas noteiras, consideradas aquelas de existência simulada constituídas para emissão de notas fiscais que não correspondem a operações reais. A Operação Maçarico XVIII tem o objetivo de verificar a real existência de contribuintes e suas atividades, uma vez que foram encontrados indícios de simulação de operações e detectada ausência de endereço físico.
A Sefaz-RJ vai vistoriar estabelecimentos em Itaguaí e na capital, e também nos municípios de Seropédica, São Gonçalo, Itatiaia, Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói, São Fidélis, São João de Meriti, Paty do Alferes, Conceição de Macabú, Tanguá, e Duque de Caxias. Juntos, esses contribuintes emitiram mais de R$ 300 milhões em notas fiscais desde o início do ano passado.
OPERAÇÕES SUSPEITAS
Durante a fiscalização, os Auditores Fiscais da Receita Estadual verificam o real funcionamento dos estabelecimentos e a efetividade das operações que geram as notas fiscais. Onde as suspeitas de irregularidades forem confirmadas, as inscrições estaduais serão impedidas preventivamente enquanto correr o processo de cancelamento definitivo.
“Em muitos casos, as empresas suspeitas foram abertas recentemente ou estiveram inativas por um longo período e passaram a emitir um grande volume de notas fiscais em um curto período de tempo. A atuação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual é muito importante pois, por meio dela, é possível estancar a emissão de notas fiscais simuladas que podem ser utilizadas para sonegação e lavagem de dinheiro, causando grandes prejuízos ao erário”, explica o superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Almir Machado.
A Operação Maçarico XVIII é parte do programa “Na Mira da Receita Estadual”, criado para fortalecer o combate à sonegação fiscal e à concorrência desleal, contribuindo para o aumento da arrecadação de impostos sem alterar a carga tributária.
Operação tem como objetivo coibir quem emite nota fiscal simulada para fraudar o fisco Divulgação
Operação tem como objetivo coibir quem emite nota fiscal simulada com objetivo de fraudar o fisco Reprodução internet