Mais Lidas

Rio tem praias vazias e fiscalização da Guarda Municipal na manhã deste sábado

Poucos banhistas tentavam passar por cima do decreto. No calçadão, houve registro de pessoas sem máscara

Primeiro dia com fechamento das praias do Rio registra pedestres sem máscara no calçadão
Primeiro dia com fechamento das praias do Rio registra pedestres sem máscara no calçadão -
Rio - O primeiro dia do decreto que proíbe a permanência nas areias e banho de mar, foi de praias vazias na Zona Sul do Rio. Mesmo com um sábado ensolarado, no geral, as regras foram respeitadas. No calçadão, a movimentação é grande e muitas pessoas estavam sem máscara. Equipes da Guarda Municipal fazem fiscalização na orla.
No Arpoador, alguns poucos banhistas se arriscavam a um mergulho, mas eram orientados a sair por equipes da Guarda Municipal. Em um trecho, algumas pessoas se exercitavam nos aparelhos de ginástica que ficam na areia. Eles foram retirados e os agentes isolaram o local.
Em um outro trecho, na praia do Arpoador, um casal tentou sentar na areia, mas logo foram abordados pelos agentes da Guarda Municipal. Não houve resistência por parte dos banhistas.
Em Ipanema, guardas municipais retiravam os poucos banhistas insistentes já às 6h30.
Alguns pedestres que não usavam máscara foram multados. Quem desrespeitar as regras e for para a areia está sujeito à multa de R$ 562,42, que pode ser aplicada ainda para quem estiver sem o acessório de proteção facial.
Alguns quiosques foram multados na praia de Copacabana por abrirem antes das 10h30, horário permitido pelo decreto.
Os fiscais atuam também nos acessos das praias. Uma equipe da Guarda Municipal realizou um bloqueio em uma via de acesso à praia da Praia de Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.
"As praias estão vazias. As pessoas que insistem em entrar nas areias estão sendo orientadas e algumas multadas, mas o saldo inicial é positivo porque junto com a fiscalização estamos contando com apoio da população. As medidas restritivas tem base científica. Nos últimos sete dias, foram mais de 8 mil autuações. Contamos com as denúncias da população para chegara até locais de aglomerações e estabelecimentos que não estejam cumprindo as regras. Este é um momento de conscientização, de solidariedade e de empatia. Precisamos preservar as vidas. A fiscalização vai continuar mas o maior aliado é o senso de coletividade que cada um pode ter", disse o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevalle.
Para denunciar descumprimentos das medidas restritivas, basta entrar em contato no 1746, um canal de denúncias da prefeitura.
DECRETO PROÍBE 
I - a permanência de indivíduos nas areias das praias, em qualquer horário, incluindo-se a prática de esportes, o banho de mar e o exercício de qualquer atividade econômica, incluindo-se o comércio ambulante fixo e itinerante e a prestação de serviço de qualquer natureza;
II - a entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no Município, exceto aqueles que prestem serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem, neste caso, reserva de hospedagem;
III - o estacionamento de veículos automotores em toda a orla marítima, exceto para os moradores, idosos, portadores de necessidades especiais, hóspedes de hotéis e táxis;
IV - utilização das pistas de rolamento das avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica e de ambos os sentidos das pistas de rolamento do Aterro do Flamengo como áreas de lazer.
Parágrafo único. O tráfego permanecerá aberto nas vias nominadas no inciso IV deste artigo, no período de vigência deste Decreto.