Mais Lidas

Prefeitura do Rio registra mais de 8,4 mil autuações em oito dias de operação

Guardas municipais e policiais militares interromperam festa clandestina na Lapa

No oitavo dia de operações, foram registradas mais de mil autuações com 25 estabelecimentos fechados
No oitavo dia de operações, foram registradas mais de mil autuações com 25 estabelecimentos fechados -
Rio - Equipes de fiscalização da Prefeitura do Rio registraram 8.426 autuações entre multas e interdições a estabelecimentos, por não utilização de máscaras e aglomerações, infrações de trânsito, reboques, encerramento de feiras, apreensões de mercadorias de ambulantes, em oito dias de fiscalização das medidas determinadas pelo decreto de número 48.604. No período, foram fechados 280 estabelecimentos e aplicadas 338 multas a bares, restaurantes e ambulantes.
Somente no oitavo dia de operações, entre a manhã de sexta-feira (19), e a manhã deste sábado (20), foram registradas 1.546 autuações com 25 estabelecimentos fechados e 100 multas aplicadas bares, restaurantes e ambulantes.
As fiscalizações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em conjunto com a Guarda Municipal, Instituto de Vigilância Sanitária e o apoio da Polícia Militar e ocorreram com os comboios em diversos pontos Zona Sul, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Tijuca, Andaraí, Méier e Vicente de Carvalho. Além disso, forças-tarefa da Guarda Municipal atuaram em diversos pontos da cidade, como Copacabana, Méier, Vila Isabel, Padre Miguel, Barra de Tijuca, Baixo Gávea, Mureta da Urca, entre outros pontos do Rio. Foram escolhidos locais que apresentavam altos índices de aglomeração e também registros de denúncias na central 1746 da Prefeitura do Rio.
Festa clandestina interrompida na Lapa
Guardas municipais e policiais militares do programa Lapa Presente interromperam, na noite de sexta-feira (19), uma festa clandestina que acontecia na Street Lapa Lounge, localizada na Avenida Gomes Freire, Centro do Rio. As equipes realizavam fiscalização na região da Lapa para cumprir as medidas de restrição, por volta das 23h, quando foram acionadas. No local, havia cerca de 50 pessoas. O responsável pelo estabelecimento foi multado por promover aglomeração e por funcionamento não autorizado de estabelecimento.
Fiscalização nas praias
A Guarda Municipal iniciou à 00h deste sábado (20), a ocupação da orla das zonas Sul e Oeste para cumprir determinação do decreto 48.641, que proíbe a permanência de pessoas na areia das praias em qualquer horário, incluindo-se a prática de esportes, o banho de mar e o exercício de toda e qualquer atividade econômica, inclusive ambulantes.
Os agentes estão posicionados em diversos pontos da orla para orientar banhistas sobre a restrição. Além disso, as equipes fiscalizam a proibição de estacionamento de veículos em toda a orla, que inclui as praias do Leme ao Pontal, além de Flamengo e Botafogo. A operação também conta com bloqueios de trânsito nos acessos às praias de Grumari, Prainha e Barra de Guaratiba.
No primeiro dia de operação foram multados 429 veículos na orla entre 0h e 7h. A Secretária Municipal de Ordem Pública rebocou 124 veículos entre 7h de sexta e 7h deste sábado. O estacionamento na orla só está permitido para moradores, idosos, pessoas com deficiência, hóspedes de hotéis e táxis