Mais Lidas

Censo contará pessoas com deficiência e norteará políticas públicas

Reunião do prefeito com mães de crianças com síndrome de Down debateu a importância de atividades desenvolvidas pelo governo para o desenvolvimento desse público e para o combate à discriminação

Com o objetivo de tirar dúvidas jurídicas sobre questões que envolvam pessoas com deficiências, um aplicativo específico será lançado neste domingo (21), Dia Internacional da Síndrome de Down
Com o objetivo de tirar dúvidas jurídicas sobre questões que envolvam pessoas com deficiências, um aplicativo específico será lançado neste domingo (21), Dia Internacional da Síndrome de Down -
SÃO GONÇALO - O prefeito Capitão Nelson recebeu esta semana em seu gabinete um grupo de mães de crianças com síndrome de Down. A partir do encontro, ficou decidido que o governo irá realizar um censo demográfico para obter o número de pessoas com deficiência que residem no município. Com isso, políticas públicas poderão ser elaboradas para atendê-los.
"A Prefeitura vai se empenhar para buscar soluções e implementar políticas públicas efetivas para atender a essas crianças e também aos pais, que muitas vezes se veem desamparados em relação aos cuidados que precisam ter com seus filhos", afirmou o prefeito.
Durante a reunião, as mães destacaram a importância de atividades desenvolvidas pelo governo para o desenvolvimento das crianças e o combate à discriminação contra a pessoa com deficiência. Neste domingo, 21, é Dia Internacional da Síndrome de Down.
“Nenhuma gestão demonstrou de fato o interesse em aplicar políticas públicas que atendam a essas crianças. Nunca nos chamaram para conversar e entender nossas reais necessidades. Para nós, é muito importante que o prefeito tenha esse olhar de acolhimento e interesse pelos gonçalenses que têm síndromes e outros transtornos que se tornam esquecidos porque não são aparentes. O interesse do prefeito nos motiva e dá esperança para continuar lutando pelos direitos de todos”, disse a procuradora Viviane Perez, que tem um filho com transtorno do espectro autista.
Como forma de auxiliar com informações as mães das crianças, a procuradora Daniele Sant’Anna criou o aplicativo NitDown Responde, fruto de seu trabalho de mestrado. O aplicativo, que será lançado neste domingo (21) no Instagram @nitdownoficial e no Facebook Nitdown Oficial, tem o objetivo de tirar dúvidas jurídicas sobre questões que envolvam pessoas com deficiências.

“Após pesquisa, selecionei as principais dúvidas relacionadas às questões que envolvem pessoas com deficiência para que elas saibam como agir em caso de violações de direitos. Com uma linguagem simples e acessível, pretendo ajudar o maior número possível de pessoas. Qualquer pessoa com deficiência, ou responsável, pode acessar o aplicativo, que é gratuito, e conhecer o conteúdo”, explicou Daniele. "Além disso, o aplicativo é uma ferramenta em defesa da melhoria da qualidade de vida e inclusão das pessoas com Down e pode acolher pais e familiares que acabaram de receber a notícia que terão um bebê com a síndrome".
Com o objetivo de tirar dúvidas jurídicas sobre questões que envolvam pessoas com deficiências, um aplicativo específico será lançado neste domingo (21), Dia Internacional da Síndrome de Down Reprodução
Capitão Nelson no gabinete com mães e crianças com síndrome de Down Divulgação