Mais Lidas

Comércio não essencial funciona à meia porta na Zona Norte

Em Madureira, comerciantes tentam driblar fiscalização dificultando a visão com manequins na entrada

Algumas lojas funcionaram com meia porta aberta em Madureira
Algumas lojas funcionaram com meia porta aberta em Madureira -
Rio - Boa parte dos comerciantes cariocas aderiram a parada emergencial e estão respeitando o decreto da prefeitura, que proíbe a abertura do comércio não essencial até o próximo fim de semana. Alguns, porém, insistem em descumprir a determinação. Em Madureira, Zona Norte do Rio, a reportagem do DIA observou algumas lojas à meia porta, dificultando a visão da fiscalização.
Alguns vendedores ambulantes, que também estão proibidos de trabalhar, esticaram suas lonas na Avenida Edgar Romero, desrespeitando o decreto. Confira as fotos:

Galeria de Fotos

Comércio fechado em Madureira. Avenida Edgard Romero Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Algumas lojas funcionaram com meia porta aberta em Madureira Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Comércio fechado em Madureira. Rua Edgard Romero. Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Comércio fechado em Madureira. Avenida Edgard Romero. Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Comércio fechado em Madureira. Avenida Edgard Romero. Estefan Radovicz
Vendedores ambulantes cadastrados podem pleitear, na prefeitura, o recebimento de um auxílio emergencial de R$ 500 durante os dez dias de parada - saiba como conseguir o benefício.
Na Zona Sul, a reportagem também flagrou desrespeito o decreto. Muitos cariocas permaneceram na areia das praias de Ipanema e do Arpoador, o que é proibido. Grupos também faziam exercícios em conjunto - as atividades esportivas estão liberadas apenas individualmente.
No primeiro dia de restrições, 186 multas
A prefeitura registrou 736 autuações, entre reboques, infrações sanitárias e multas de trânsito, no primeiro dia de parada emergencial na cidade do Rio, na sexta-feira (26). Foram 186 multas aplicadas em bares, restaurantes e comércio ambulante. Outros 11 estabelecimentos foram fechados.
Pessoas físicas que descumprirem o decreto podem ser multadas em R$ 562. Já o comércio não essencial que for pego aberto pode ter o alvará de funcionamento cassado.