Mais Lidas

'Já vai tarde. Nos deixou sem vacinas', diz Mandetta sobre saída de Ernesto Araújo

Ex-ministro vinha sofrendo forte pressão externa para deixar o cargo após o Senado pressionar para sua saída

Ex-ministro Mandetta diz que 'se presidente não mudar, nada muda'
Ex-ministro Mandetta diz que 'se presidente não mudar, nada muda' -
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta se pronunciou a respeito do pedido de demissão de Ernesto Araújo do ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (29). “Já vai tarde”, comentou.

“Nos deixou sem vacinas e sem nenhuma credibilidade internacional”, critica Mandetta, demitido da pasta da Saúde em abril do ano passado.

Confira os tuítes do ex-ministro:

A Política Externa brasileira, que já foi respeitada mundialmente, patina no terreno escorregadio da ideologia. Inaceitável. E desalentador, pois é difícil acreditar que este governo consiga trazer qualquer coisa de volta aos eixos.

— Henrique Mandetta (@lhmandetta) March 29, 2021

Araújo vinha sofrendo forte pressão externa para deixar o cargo após o Senado pressionar para sua saída, por conta de suas posições extremistas e pela lentidão no processo de compra de vacinas contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2).

“O mais grave é que perdemos completamente o timing de compra das vacinas. A recusa à oferta da Pfizer (70 milhões de doses), em agosto, pode ser considerada criminosa”, dispara o médico.

Além disso, segundo o jornalista Guilherme Amado, o chanceler havia rejeitado oferta da Covax Facility, que entregaria 42 milhões de doses de vacina ao Brasil.

Desde que deixou o cargo em abril do ano passado, demitido pelo Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Mandetta por diversas oportunidades veio a público criticar o governo federal pela gestão frente à pandemia.