Mais Lidas

Prefeitura do Rio autoriza empresas a reduzirem a frota de ônibus no feriadão

Secretaria de Transportes alega que há menos passageiros nas ruas

Gabriele diz que ônibus estão mais cheios
Gabriele diz que ônibus estão mais cheios -
Rio - Passageiros enfrentaram um tempo de espera maior e ônibus mais cheios nesta quarta-feira, isso aconteceu por conta do número menor de coletivos que rodavam a cidade. A medida foi uma determinação da Prefeitura do Rio que permitiu que as empresas diminuíssem sua frota para, no mínimo, 80% durante o feriadão. 
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a mudança ocorreu depois de uma análise operacional dos primeiros dias de recesso sanitário, quando foi notado um movimento menor de passageiros. No entanto, quem precisou de transporte público nesta manhã, não concorda com a decisão. Rodrigo Macedo, gestor ambiental, de 39 anos, saiu de Jacarepaguá, na Zona Oeste, para o Centro do Rio e enfrentou dificuldades no trajeto. Segundo ele, desde o início do recesso, tem notado uma espera maior e veículos mais cheios.
"Estou tendo muita dificuldade que pegar o 306 por conta dessa diminuição da frota. Eu uso um aplicativo que me indica o tempo de saída da linha que antes era de dez em dez minutos, agora o intervalo é a cada 30 minutos. O ônibus vem cheio e eu só consigo pegar ele mais vazio porque troquei o horário que saio de casa", explica. 
 
Rodrigo conta que espera aumentou em vinte minutos - Reginaldo Pimenta/ Agência O Dia
Rodrigo conta que espera aumentou em vinte minutosReginaldo Pimenta/ Agência O Dia
O mesmo problema é relatado pela operadora de vendas Gabriele. A jovem, de 21 anos, mora em Bangu, na Zona Oeste e conta que os ônibus seguem lotados.
"Tem poucos ônibus na linha, a estrada está vazia, mas os ônibus estão lotados. Eu chegava no ponto e sempre tinha ônibus, agora demora de 20 a 30 minutos, preciso sair de casa meia hora antes" explica.
O presidente da Comissão de Transportes da Alerj, deputado Dionísio Lins, informou que vai oficiar hoje a SMTR para prestar esclarecimentos sobre o motivo e baseado em que estudo autorizou a redução da frota de ônibus na cidade.
"Os decretos do governador e do prefeito tem a finalidade reduzir o número de pessoas nas ruas, mas muitas delas trabalham em locais essenciais e utilizam o transporte público para se locomover. Reduzir a frota é como trocar seis por meia dúzia. Nesse momento o importante é que a oferta seja maior que a procura, evitando assim as aglomerações que vemos diariamente nos pontos e plataformas. Até quando os usuários serão tratados como gado?", indagou.
 
Gabriele diz que ônibus estão mais cheios Reginaldo Pimenta/ Agência O Dia
Rodrigo conta que espera aumentou em vinte minutos Reginaldo Pimenta/ Agência O Dia