Mais Lidas

Prefeitura do Rio divulga dados da covid-19; jogos de futebol retomam semana que vem

Paes também informou que as medidas restritivas durante os 10 dias - 26 de março a 4 de abril - já mostraram resultados

Eduardo Paes divulga novo boletim da covid-19 no município do Rio
Eduardo Paes divulga novo boletim da covid-19 no município do Rio -
Rio - A Prefeitura do Rio divulgou, na manhã desta sexta-feira, o balanço do boletim epidemiológico da pandemia da covid-19 no município. O prefeito, Eduardo Paes, informou que as medidas restritivas mostraram resultados e a partir de sexta-feira que vem (9) começa a flexibilização. Com isso, ele anunciou que jogos de futebol, sem público, podem voltar na cidade.
De acordo com Paes, as medidas restritivas desses 10 dias de pausa emergencial - de 26 de março a 4 de abril - serão atenuadas porque observa-se uma redução do número de pessoas com sintomas de covid-19 na porta de entrada de atendimento das redes de saúde pública.
"Estamos otimistas e esperançosos de que esse número comece a estabilizar e a cair. É importante as pessoas entenderem. Na sexta, vamos reduzir as restrições", falou. 
Segundo o prefeito, o principal dado considerado pela prefeitura para analisar as medidas restritivas necessárias é o índice de pessoas que chegam a unidades de saúde com sintomas de coronavírus.
"A gente não está usando como o principal dado para tomar as decisões os número de óbitos porque ele é 'atrasado'. A gente tem que ajudar para que as pessoas nem cheguem ao hospital", informou.
Paes ainda informou que está em negociação avançada com o consórcio do Nordeste para compra de vacinas para o município. O objetivo é a aquisição de 8 milhões de doses da Sputnik V, com chegada em agosto. 
Medidas restritivas
A prefeitura do Rio decretou, na manhã desta sexta-feira, a prorrogação das medidas restritivas para conter o avanço da covid-19. As regras impostas durante os 10 dias - de 26 de março a 4 de abril - de pausa emergencial continuam até a próxima quinta-feira (8). A decisão foi publicada em Diário Oficial.
Até quinta-feira (8) as medidas seguem iguais, a única mudança é que a partir de segunda (5) as escolas da rede municipal e privada serão autorizadas a retornar. O decreto permite que creches e outros estabelecimentos de ensino também retomem às atividades.
As escolas da rede municipal vão abrir, na segunda-feira (5), de forma administrativa. As aulas presenciais retomam na terça (6), mas apenas as unidades que já tinham sido reabertas antes do período de pausa emergencial.
A partir da próxima sexta-feira (9), a prefeitura vai flexibilizar algumas medidas e alguns estabelecimentos poderão reabrir. Confira abaixo:
Até as 21h:

- Bares
- Lanchonetes
- Restaurantes
- Quiosques da orla
- Depois das 21h, podem funcionar apenas delivery.
De 8h às 17h:
- Órgãos não essenciais da Administração Pública
Das 11h às 21h:
- Clubes
Das 10h às 18h
- Comércio
Entre 12h e 21h
- Serviços
De 12h às 21h

- Museus
- Galerias
- Bibliotecas
- Cinemas
- Teatros
- Casas de festa
- Salas de apresentação
- Salas de concerto
- Salões de jogos
- Circos
- Recreação infantil
- Parques de diversões, temáticos e aquáticos
- Pistas de patinação
- Atividades de entretenimento
- Visitações turísticas
- Exposições de arte
- Aquários e jardim zoológico
 *Estagiária sob supervisão de Beatriz Perez
Eduardo Paes divulga novo boletim da covid-19 no município do Rio Reginaldo Pimenta / Agência O DIA
Eduardo Paes Luciano Paiva / Agência O Dia
Eduardo Paes Luciano Paiva / Agência O Dia