Mais Lidas

Após teste positivo de covid, turista fura bloqueio e é perseguida

Depois de fugir, a mulher foi interceptada a cerca de um quilômetro da barreira e, na sequência, conduzida até a divisa e orientada a voltar para o município de origem

Prefeitura de São Sebastião está realizando uma operação de 24h de barreira sanitária em Boraceia, Costa Sul da cidade
Prefeitura de São Sebastião está realizando uma operação de 24h de barreira sanitária em Boraceia, Costa Sul da cidade -
Uma turista de 58 anos foi perseguida pela Guarda Civil Municipal na quinta-feira, 1º de abril, após furar o bloqueio sanitário ao testar positivo para a covid-19 em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Após fugir, a mulher foi interceptada a cerca de um quilômetro da barreira e, na sequência, conduzida até a divisa e orientada a voltar para o município de origem, Campinas, de acordo com informações da prefeitura.

Cidades do litoral paulista têm feito barreiras sanitárias para desestimular a entrada de turistas durante o mega feriado antecipado por parte dos municípios de São Paulo. No caso de São Sebastião, o acesso principal está também com uma força-tarefa de testes rápidos para o novo coronavírus.

No município, ao menos 65 pessoas tiveram resultado positivo para a doença na barreira sanitária, que chegou a ser interrompida no sábado, 27, por ter causado congestionamento, mas foi retomada no dia seguinte.

"Por decreto municipal, pessoas contaminadas com coronavírus são direcionadas a retornar a seu município de origem", diz comunicado divulgado pela prefeitura.

Como noticiou o jornal O Estado de S. Paulo, São Sebastião não está utilizando a ocupação total de leitos de terapia intensiva por estar com estoque baixo de medicamentos para a intubação de pacientes. No boletim de quinta-feira, a UTI Respiratória estava com 40% de ocupação. A capacidade é de até 20 internados intubados, mas há seis com esse perfil no local, além de outros dois pacientes.

Todos os novos pacientes que precisam passar pelo procedimento são intubados e imediatamente cadastrados na central de regulação estadual para serem transferidos para hospitais de outros municípios.

Além da barreira sanitária, a cidade também instalou tapumes para restringir a um acesso por praia. Segundo a gestão municipal, metade das cerca de 100 barreiras foram vandalizadas na última semana, em praias como Juquehy, Boraceia, Barra do Una, Baleia, Camburizinho, Maresias e Toque-Toque Pequeno, dentre outras.