Mais Lidas

Prefeitura do Rio registra 7.363 autuações em sete dias de fiscalização do novo decreto

Durante esse período foram aplicadas 495 multas a bares, restaurantes e ambulantes

Prefeitura do Rio registra 7.363 autuações em sete dias de fiscalização
Prefeitura do Rio registra 7.363 autuações em sete dias de fiscalização -
Rio - A Prefeitura do Rio registrou 7.363 autuações, entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias, em sete dias de fiscalização das medidas de restrição na cidade. No período, foram aplicadas 495 multas a bares, restaurantes e ambulantes, além da interdição de 89 estabelecimentos que descumpriam as determinações.
Na quinta-feira, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) contabilizou 1.234 autuações, com 31 estabelecimentos fechados e 63 multas a ambulantes, restaurantes e bares. Os comboios de fiscalização contaram com agentes da Seop, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar, e percorreram pontos da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Penha, Realengo, Tijuca, Vila da Penha, Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Campinho, Madureira, entre outros locais. Ainda na quinta, a Seop autuou um supermercado após registro de aglomeração no estabelecimento. Além disso, foram fechadas lojas de roupas, de itens para aparelhos celulares, de conveniência e uma academia.

"A avaliação das operações segue positiva, uma vez que a grande maioria da população entendeu a gravidade do momento e tem respeitado as medidas de proteção à vida. De toda forma, a Prefeitura segue nas ruas fiscalizando e autuando aqueles que insistem em descumprir o decreto. Ontem, por exemplo, multamos uma grande variedade de atividades que atuavam fora do permitido pelas determinações sanitárias atuais", destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

As equipes de fiscalização atuam para cumprir as determinações contidas no decreto nº 48.644 publicado no Diário Oficial de 22 de março de 2021, que entre outras medidas estabeleceu o fechamento dos serviços não essenciais por dez dias, a partir de sexta-feira, dia 26 de março. Até o dia 4 de abril, bares e restaurantes podem funcionar apenas com entregas em domicílio e nos sistemas take away e drive-thru. Além disso, está proibida a permanência na areia das praias, o estacionamento em toda a orla marítima e a entrada de ônibus de fretamento no município.

Guarda Municipal

As forças-tarefa da Guarda Municipal realizaram ações em pontos onde são registradas aglomerações e nas denúncias enviadas por cidadãos via Central 1746 da Prefeitura do Rio. As equipes atenderam chamados em bairros da Zona Sul, como Ipanema, Flamengo, Copacabana e Leme; e da Zona Norte e Oeste, como Olaria, Anil, Senador Vasconcelos, entre outros. Os agentes também realizaram patrulhamento em toda a orla da cidade para orientar banhistas sobre a proibição da permanência na areia. As rondas aconteceram nas praias do Leme ao Pontal, incluindo Flamengo, Botafogo e Urca. Também aconteceram na orla da Zona Oeste, nas praias da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

Equipes do Grupamento Especial de Trânsito (GET) percorreram toda orla para fiscalização da proibição de estacionamento contida no decreto. A fiscalização resultou na aplicação de 121 multas na quinta-feira, 1º de abril. O patrulhamento também foi reforçado nas estações do BRT, com equipes atuando para coibir aglomerações e a ocorrência de calotes. Ação acontece nos três corredores do sistema, Transcarioca, Transolímpica e Transoeste.
Prefeitura do Rio registra 7.363 autuações em sete dias de fiscalização Divulgação / Seop
Prefeitura do Rio registra 7.363 autuações em sete dias de fiscalização Divulgação / Seop
Prefeitura do Rio registra 7.363 autuações em sete dias de fiscalização Divulgação / Seop