Mais Lidas

Justiça do Rio retira profissionais da Educação do grupo prioritário de vacinação e limita a de agentes de Segurança Pública

Tribunal de Justiça determinou que o Governo do Estado apresente um cronograma que estabeleça as ordens de preferência das categorias para que sejam vacinadas em conjunto com os grupos prioritários

Inauguração de mais um posto de vacinação contra a Covid-19. O posto funciona no Imperator, no Meier, zona norte do Rio
Inauguração de mais um posto de vacinação contra a Covid-19. O posto funciona no Imperator, no Meier, zona norte do Rio -
Rio - O Tribunal de Justiça determinou, nesta terça-feira, a alteração da ordem dos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 no Rio. A partir desta liminar, apenas profissionais de segurança, salvamento e forças armadas envolvidos diretamente no combate ao novo coronavírus farão parte do grupo prioritário. Desta forma, a decisão limitou a imunização de agentes de Segurança Pública e suspendeu a de profissionais da Educação da prioridade. 
A Justiça determinou que o Governo do Estado apresente um cronograma que estabeleça as ordens de preferência das categorias para que sejam vacinadas em conjunto com os grupos prioritários, como idosos e profissionais da saúde.  
"Como se observa, os grupos contemplados expressam um quantitativo significativo de pessoas que, sem a divisão em subgrupos de prioridade, terá o potencial impacto de colapsar a vacinação de grupos outros preferenciais. A adoção de subgrupos, além de possibilitar um melhor provisionamento na aplicação da vacina, dada a quantidade insuficiente de doses, permite que não haja a mitigação na vacinação do grupo de pessoas vulneráveis. A concorrência eventual de outros grupos prioritários não pode levar a supressão, ou diminuição significativa que implique na preterição de grupos vulneráveis, que contam com proteção legal e preferência na gradação prevista no PNI", afirma a decisão.
Calendário Único de Vacinação
Na última semana, o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), anunciou o plano de imunização conjunto em todo Estado. As forças de segurança do Rio — como policiais e bombeiros militares — e os profissionais da educação foram priorizados na vacinação contra a Covid-19. 
O Calendário Único de Vacinação teria o objetivo de diminuir a diferença de faixa etária de imunização entre os municípios do Rio. Assim, evitaria a migração de pessoas de uma cidade para outra para ter acesso ao imunizante.