Mais Lidas

Primeira profissional da educação vacinada é merendeira que estava no massacre de Suzano

No dia do atentado, Silmara Cristina escondeu 50 alunos na cozinha da escola Raul Brasil

Silmara Cristina Andrade, merendeira do massacre de Suzano, foi a primeira profissional de educação a ser vacinada contra a covid-19 no Brasil
Silmara Cristina Andrade, merendeira do massacre de Suzano, foi a primeira profissional de educação a ser vacinada contra a covid-19 no Brasil -
Rio - A merendeira Silmara Cristina Andrade, de 51 anos, foi a primeira profissional da educação a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil. Silmara trabalha na escola estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), que sofreu um atentado em 2019.
O governo do estado de São Paulo escolheu a unidade para ser a sede da primeira vacinação da categoria, que se iniciou no estado neste sábado, como um ato simbólico. A escola foi alvo de um massacre, em 13 de março de 2019, quando dois atiradores mataram oito pessoas e cometeram suicídio.

Na ocasião, Silmara, que trabalha na escola há 11 anos, foi uma das funcionárias que ajudou cerca de 50 alunos a se esconderem na cozinha. Hoje, ela foi a escolhida para ser a primeira da categoria a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 no estado. "Não esperava que ia ser tão rápido. É muita emoção", disse ela, de acordo com a Folhapress.

"É a primeira escola do Brasil, não só do estado de São Paulo, a iniciar a vacinação dos profissionais de educação na sua cidade", disse o governador João Doria, que estava presente durante a vacinação.

Na primeira etapa de vacinação de profissionais da saúde do estado de São Paulo, 350 mil pessoas com mais de 47 anos receberão o imunizante. Dentre elas, estão secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, coordenadores pedagógicos e professores temporários.