Mais Lidas

MP pede nova multa para que a Prefeitura de Duque de Caxias organize a vacinação

Esse é o terceiro pedido de multa solicitado à Justiça, dois foram pessoalmente contra o prefeito, cada um no valor de R$ 50 mil

Na manhã desta quarta (14), uma longa fila havia se formado em um dos locais de vacinação para a obtenção da primeira dose do imunizante na Praça do Galo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense
Na manhã desta quarta (14), uma longa fila havia se formado em um dos locais de vacinação para a obtenção da primeira dose do imunizante na Praça do Galo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense -
Rio - O Ministério Público entrou com um novo pedido de multa na Justiça para que a Prefeitura de Duque de Caxias promova a vacinação de forma organizada no município. O prefeito Washington Reis já foi multado pessoalmente duas vezes por não seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) e permitir a formação de filas e aglomerações nos pontos de distribuição das doses.

Por meio da ação, o MPRJ exige que Caxias organize a vacinação respeitando critérios de idade e garanta a segunda dose para todos. Na terça (13), o órgão pediu à Justiça uma nova aplicação de multa caso a determinação seja descumprida.

Na manhã desta quarta (14), uma longa fila se formou em um dos locais de vacinação para a obtenção da primeira dose do imunizante na Praça do Galo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na terça (13), a 2° dose da vacina foi suspensa e muitos idosos não conseguiram ter acesso ao serviço. 

Em março, o prefeito Washington Reis foi multado duas vezes no valor de R$ 50 mil para cada penalidade. A primeira multa em função dele se recusar a cumprir uma decisão judicial que determinou a organização da vacinação de forma escalonada por idade, e a segunda em razão do descumprimento das obrigações relativas à campanha de vacinação. Desta vez a ação do MPRJ foi contra o município.

Segundo o Ministério Público, o município de Duque de Caxias detinha taxas de letalidade entre os casos confirmados de covid-19 acima das médias nacional e estadual, entre 18% e 22%. Atualmente, o percentual no estado do RJ (5,8%) e no Brasil (2,6%) estão em níveis inferiores.

Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias informou que não foi notificada sobre a nova ação até o momento. Em relação a vacinação, o município informou que vem cumprindo todos os critérios de idade e prioridade estabelecidos pelo PNI.

Sobre a formação das filas, a prefeitura destaca que a ocorrência do fenômeno se dá em virtude da confiança da população em relação às políticas de saúde da cidade, e do compromisso do prefeito Washington Reis com a vacinação em massa.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Duque de Caxias esclarece que, até o momento, não foi notificada sobre essa nova ação, devendo a Procuradoria Geral do Município se posicionar após a citação oficial.

Com relação ao Plano Nacional de Imunização, o município vem cumprindo todos os critérios de idade e prioridade estabelecidos pelo PNI. Quanto às filas formadas nos pontos de vacinação, a Prefeitura destaca que tal fato se dá em virtude da confiança que a população possui nas políticas de saúde da cidade, além do compromisso do prefeito Washington Reis com a vacinação em massa na cidade.

Vale a pena destacar ainda que o município está vacinando na faixa etária de 60 anos ou mais há cerca de duas semanas e por se tratar de uma faixa etária de grande procura, é esperado também que o público seja maior.

A PMDC ressalta que conta com a colaboração de equipes de enfermagem, Defesa Civil, FUNDEC e agentes da Guarda Municipal e de endemias, que chegam aos locais de vacinação antes do horário determinado para manter a ordem e garantir o distanciamento das pessoas nas filas. O excesso de pessoas não pode ser atribuído à responsabilidade da prefeitura, sendo uma questão de densidade demográfica local”.