Mais Lidas

Hospitais do estado recebem novas remessas de kit intubação

Ao todo, 55 unidades serão contempladas com os medicamentos distribuídos pela Secretaria de Estado de Saúde

Risco de falta dos medicamentos do 'kit intubação' atinge pelo menos 1.141 municípios do país
Risco de falta dos medicamentos do 'kit intubação' atinge pelo menos 1.141 municípios do país -
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) começou a distribuir, nesta quinta-feira (15), medicamentos do kit intubação para 55 hospitais do estado do Rio. De acordo com a pasta, os medicamentos foram comprados após um pedido de aquisição ao Ministério da Saúde. A SES informou também que fez um pedido de aditivo de 50% nesse contrato para receber mais medicamentos e já obteve duas respostas positivas.
Nesta quarta-feira, o DIA publicou uma matéria sobre os desafios que profissionais da saúde em enfrentando por causa da escassez do 'kit intubação' em hospitais públicos do Rio e de Nova Friburgo. Uma profissional de saúde de um hospital em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, afirmou que "tem sido doloroso acompanhar o sofrimento dos pacientes". "Estamos fazendo economia de remédio, economia de material hospitalar, como seringas. A redução nos medicamentos é a redução de chances de vida do paciente". 
O Ministério da Saúde repassou ao Rio de Janeiro 1,04 milhão desses fármacos desde o início da pandemia. O painel de distribuição de medicamentos hospitalares do Ministério da Saúde aponta que a pasta fez um grande repasse entre julho e agosto de 2020 (260 mil medicamentos), primeira onda da pandemia. Esse número, no entanto, foi a quase zero no início do ano. Em fevereiro, a única distribuição do Ministério da Saúde foi de 200 unidades do Cloridrato de Cetamina, que serve para indução de anestesia. A distribuição de remédios voltou a subir em março (306 mil).
Em nota, a SES informou que está empenhando todos os esforços visando buscar alternativas viáveis para resolver o abastecimento de medicamentos do chamado “kit intubação” a municípios e unidades de saúde que atendem pacientes em tratamento de covid-19.
Ainda em nota, a SES explicou de quem é a responsabilidade do envio desses suprimentos. "A Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (SAFIE) destaca que o suprimento desses medicamentos nas unidades de saúde é de responsabilidade das Organizações Sociais (OS) de cada unidade e/ou do município gestor. Entretanto, em apoio à crescente demanda do momento, a SES, além da compra já mencionada, também realiza repasses dos medicamentos enviados pelo MS, de forma equânime e com participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), para as unidades e municípios que constam no Plano Estadual de Contingência para Enfrentamento da covid-19", disse em nota.