Mais Lidas

Número de jovens em UTIs de Covid de redes particulares do Rio triplicou, diz pesquisa

Em janeiro deste ano as redes tinham 5,3% de suas UTIs ocupadas por pessoas da faixa dos 18 a 44 anos, já em março esse número subiu para 14.7%

De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde, 39,7% das pessoas que têm acesso ao leito de UTI conseguem se recuperar dos casos graves de covid-19
De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde, 39,7% das pessoas que têm acesso ao leito de UTI conseguem se recuperar dos casos graves de covid-19 -
Rio - Um pesquisa realizada pela Rede Américas, responsável pela gestão várias unidades particulares de saúde na cidade do Rio, mostrou que o percentual de pessoas internadas na faixa dos 18 aos 44 anos quase triplicou. Em janeiro deste ano, as redes tinham 5,3% de suas UTIs ocupadas por essa faixa etária, já em março esse número subiu para 14.7%.
De acordo com o coordenador nacional das Unidades de Terapia Intensiva da Rede Américas, o médico Victor Cravo, muitos desses jovens não tinham problemas de saúde e nem comorbidades, o que seria um alerta para quem acreditava que somente idosos e pessoas do grupo de risco deveriam se preocupar.
Ele também destacou o aumento no percentual de internações de pessoas de meia idade (45 a 64 anos). Na capital fluminense, essa faixa etária foi responsável por 42% das internações em UTI nos hospitais da Rede Américas, durante o mês de março. Em janeiro, esse percentual era de apenas 18%.
Segundo Cravo, essa mudança de perfil pode ser atribuída às novas variantes do vírus e à flexibilização das medidas de prevenção, aumento de aglomeração e redução do uso de máscara. Na opinião de Victor Cravo, o Rio de Janeiro e o Brasil, de forma geral, ainda terão um longo caminho pela frente para vencer a pandemia da Covid-19.
A Rede Américas do Rio é responsável pela administração dos hospitais Samaritano, na Barra da Tijuca e em Botafogo; Vitória, também na Barra da Tijuca; o Pró-cardíaco, em Botafogo, e o Hospital Maternidade Santa Lucia, no Humaitá.