Mais Lidas

Estudo mostra que forma grave da covid-19 pode afetar os olhos

Entre os danos observados, estão microtrombos, hemorragias e, em alguns casos, lesões em ambos os olhos. Na fase aguda da doença, alguns pacientes manifestam conjuntivite, que pode durar alguns dias

Covid-19 pode causar lesões sérias e irreversíveis nos olhos de pacientes que tiveram a forma mais grave da doença
Covid-19 pode causar lesões sérias e irreversíveis nos olhos de pacientes que tiveram a forma mais grave da doença -
Uma pesquisa brasileira revela que a covid-19 pode causar lesões sérias e irreversíveis nos olhos de pacientes que tiveram a forma mais grave da doença, podendo afetar cerca de 20% desses pacientes.

Segundo o professor de oftalmologia Rubens Belford Júnior, da Escola Paulista de Medicina, coordenador da pesquisa, as lesões na retina podem ser um sinalizador de gravidade e indicar complicações no sistema nervoso.

Os cientistas ainda não sabem se a retina é afetada diretamente pelo coronavírus, pela inflamação, por problemas de coagulação causados por eles, ou se por todos esses fatores combinados.

A pesquisa observou 104 pacientes com covid-19 internados em unidades de terapia intensiva (UTIs), com ou sem ventilação mecânica e em enfermarias.

Entre os danos observados, estão microtrombos, hemorragias e, em alguns casos, lesões em ambos os olhos. Na fase aguda da covid-19, alguns pacientes manifestam conjuntivite, que pode durar alguns dias.

Os cientistas ainda não sabem se a retina é afetada diretamente pelo coronavírus, pela inflamação e problemas de coagulação causados por eles ou se por todos esses fatores combinados. Na fase aguda da Covid-19, alguns pacientes manifestam conjuntivite, que pode durar alguns dias.

O estudo foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e publicado na revista médica Ocular Immunology and Inflamation Journal.