Mais Lidas

Rio vai manter calendário de vacinação contra a covid-19 nos feriados de Tiradentes e São Jorge

Homens de 61 anos e profissionais de saúde com 48 anos ou mais serão vacinados nesta terça-feira

Rio manterá calendário de vacinação nos feriados de Tirantes e São Jorge
Rio manterá calendário de vacinação nos feriados de Tirantes e São Jorge -
Rio - A vacinação contra a covid-19 vai acontecer normalmente esta semana no Rio. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que não haverá interrupção nem na quarta-feira, Tiradentes, e nem na sexta, Dia de São Jorge. Vale destacar que esses feriados foram antecipados durante o período de dez dias — do dia 26 de março ao dia 4 de abril — de medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 por lei estadual. De acordo com o calendário da prefeitura, homens de 61 anos e profissionais de saúde com 48 anos ou mais serão vacinados nesta terça-feira.
A SMS inaugurou um ponto de imunização na quadra da Portela, em Madureira, na Zona Norte do Rio.  A unidade ficará aberta de segunda a sexta, entre 8h e 17h. 
Na quarta-feira, será a vez da repescagem para todos que têm 61 anos ou mais e profissionais de saúde com 47 anos ou mais. Na quinta, mulheres de 60 anos receberão a primeira dose e na sexta será a vez dos homens com 60. 
Mudanças
A partir da próxima semana, a Prefeitura do Rio começa a vacinar pessoas com 59 anos. No entanto, além do critério etário, apenas pessoas com diabetes, doenças pulmonares graves e problemas cardíacos receberão as doses.
Para serem imunizados, cariocas com comorbidades deverão levar o atestado médico indicando a necessidade, as três últimas receitas dos remédios controlados ou um laudo de exame que comprove a doença crônica. Além disso, deverão levar um documento de identificação com foto. Os atestados deverão ter um código QR ou devem ser originais, com a assinatura do médico.
Os grupos de comorbidades listados pelo PNI são: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, doenças renais crônicas, além de cirrose hepática, anemia falciforme, Síndrome de Down e pessoas imunossuprimidas. Para ver quais são as comorbidades incluídas no PNI, basta clicar aqui.
Caso se encaixe em um ou mais dos critérios acima, a pessoa deverá procurar os postos de saúde obedecendo as seguintes datas:

Segunda-feira (26) - Mulheres com 59 anos;
Terça-feira (27) - Homens com 59 anos;
Quarta-feira (28) - Mulheres com 58 anos;
Quinta-feira (29) - Homens com 58 anos;
Sexta-feira (30) - Mulheres com 57 anos;
Sábado (1º) - Homens com 57 anos.