Mais Lidas

Filas de UTI e enfermaria no estado do Rio apresentam queda nesta semana

De acordo com dados computadorizados pelo Painel de Monitoramento da Covid-19 do estado do Rio, são 192 pessoas à espera de uma vaga em UTI e 32 aguardando por leitos de enfermagem

Estado do Rio registra 3.927 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas
Estado do Rio registra 3.927 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas -
Rio - As filas de UTIs e enfermarias no estado do Rio apresentaram nova queda no início nesta semana, em comparação com a última sexta-feira (16), quando o número de pessoas que esperavam por leitos alcançava a marca de 395, sendo 307 de UTIs e 88 de enfermarias. Nesta segunda-feira (19), o painel de Covid-19 do estado aponta que o número de pacientes em espera caiu para 228.
De acordo com dados computadorizados pelo Painel de Monitoramento da Covid-19 do estado do Rio, são 192 pessoas à espera de uma vaga em UTI e 32 aguardando por leitos de enfermagem. Desde o último sábado (17), quando foram registrados 259 pacientes na fila, os números vem apresentando uma queda gradual.
 
O mapa de dados do estado aponta que maior parte do Rio tem risco alto de transmissão da doença, com apenas a região Metropolitana I, que engloba a Capital, Duque de Caxias, Magé, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Seropédica e Itaguaí, com índice considerado muito alto. 
 
Já o painel de Covid-19 da prefeitura do Rio mostra que a Capital tem atualmente 43 pessoas aguardando por vagas nos hospitais. A taxa de ocupação de leitos operacionais é de 90% e o índice de contágio também aparece como muito alto. Ainda de acordo com informações do painel municipal, a cidade registrou nas últimas 24h o número de 285 casos confirmados, 57 óbitos e 111 pessoas internadas em estado grave.
 
O estado do Rio registrou nas últimas 24h 916 casos e 108 óbitos. A taxa de ocupação das enfermarias é de 69% e de UTIs 85,8%, com média de espera por leitos para cada, respectivamente, de 1h e 4,5h.
 
Abertura de leitos

Em portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (20), o Ministério da Saúde liberou recursos para a abertura de 29 novos leitos de tratamento intensivo dedicados a pacientes com Covid-19 no Rio de Janeiro. A medida beneficia, também, outros doze estados brasileiros, com um total de 411 vagas.