Mais Lidas

São Jorge: barricadas viram obstáculos para exercer a fé em São Gonçalo

Gonçalenses devotos do Santo Guerreiro encontram dificuldades para chegar na Capela de São Jorge, no bairro Lindo Parque, por conta da ação do tráfico de drogas

Em 2020, traficantes já tinham bloqueado as ruas de acesso à Capela de São Jorge, em São Gonçalo
Em 2020, traficantes já tinham bloqueado as ruas de acesso à Capela de São Jorge, em São Gonçalo -
Rio - Assim como no ano passado, devotos de São Jorge que moram em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, terão dificuldades para acessar a capela do Santo Guerreiro que fica no bairro Lindo Parque, nas comemorações deste ano. Engana-se quem pensa que o problema esteja relacionado à pandemia, já que a programação para esta sexta-feira (23) segue mantida, é claro que respeitando as ordens das autoridades de saúde. Os obstáculos são as barricadas instaladas por traficantes que controlam a venda de drogas no bairro. 
Segundo moradores do bairro, dezenas de ruas estão bloqueadas e as pessoas são impedidas de passar com carros. 
"Eles fazem isso porque querem impedir a entrada da polícia aqui nessa área. Mas esquecem que as pessoas precisam ter o direito de ir e vir. Isso é um desrespeito total. Ainda mais pra quem precisa exercer a fé", reclama uma mulher que mora no bairro há mais de 30 anos. 
O acesso à capela de São Jorge é feito pelas ruas Gurupá, Quitéria de Jesus e Alexandre Brunete, mas todas estão bloqueadas com barricadas. Quem quer exercer a fé precisa fazer o trajeto a pé. 
"É a triste realidade de quem vive em São Gonçalo. O crime, que nunca foi organizado, dominou tudo. Tem mais bandidos dos que pessoas de bem, essa é a verdade. Vivemos sob o que eles decidem. Não podemos reclamar, pois sofremos repressão depois", completa a moradora. 
O DIA tentou contato com a direção da Capela de São Jorge, mas até a publicação da matéria não houve retorno. Procurada, a PM informou que a corporação realiza ações para a retirada de obstáculos nas vias urbanas de maneira sistemática e frequente.
"Tais mobilizações são planejadas visando a manutenção da segurança da população e dos agentes envolvidos, e executadas com base em protocolos técnicos com foco central na preservação de vidas, seguindo rigidamente os preceitos legais. A população pode colaborar realizando denúncias através do Disque-Denúncia 2253-1177 ou, para casos urgentes, através de nossa Central 190. Os registros em delegacias da Polícia Civil também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada", diz a nota.
 
 
Em 2020, traficantes já tinham bloqueado as ruas de acesso à Capela de São Jorge, em São Gonçalo Divulgação
Capela de São Jorge, no bairro Lindo Parque, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio Divulgação