Mais Lidas

Moradores de rua poderão entrar em abrigos com animais de estimação

Projeto de lei do vereador Dr. Marcos Paulo (Psol) foi aprovado pela Câmara nesta quarta-feira

(Arquivo) Moradores de rua vão poder entrar em abrigos com animais de estimação no Rio
(Arquivo) Moradores de rua vão poder entrar em abrigos com animais de estimação no Rio -
Rio - A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quarta-feira, um projeto de lei de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (Psol-RJ), que autoriza a entrada e permanência de animais domésticos em abrigos emergenciais, casas de passagem, albergues e centros de serviços públicos ou privados, que tenham contrato com a Prefeitura do Rio, e sejam destinados ao atendimento de pessoas em situação de rua.

O PL prevê que os abrigos ofereçam toda a estrutura para que a pessoa em situação de rua seja acompanhada pelo animal, incluindo a oferta de ração durante o período de permanência no abrigo.

Por questões afetivas e até de segurança, grande parte dos moradores em situação de rua vive com animais de estimação, que acabam se tornando membros de suas famílias. Além de combater o abandono de animais, a aprovação do projeto, repara um erro histórico do poder municipal. A lei seguirá para sanção do prefeito e deve entrar em vigor no mês de maio.

"Nosso mandato já visitou diversas instituições e, muitas vezes, a pessoa em situação de rua não permanece abrigada porque se recusa a abandonar o animal sob sua tutela e que é parte de sua família. É importante lembrar que quem vive nas ruas já perdeu vários, senão todos os vínculos. Respeitar essa relação do tutor com seu animal é o mínimo que se espera do poder público", disse o vereador, que é membro da Comissão de Direitos dos Animais e fundador da Comissão de Saúde Animal da Câmara RJ.