Mais Lidas

Estado do Rio apresenta bandeira vermelha no mapa de risco da covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde informou que o estado apresentou um aumento do número de óbitos (13%)

 27ª edição do Mapa de Risco da covid-19
27ª edição do Mapa de Risco da covid-19 -
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde informou, na noite desta sexta-feira, que o mapa de risco da covid-19 no estado do Rio está na bandeira vermelha, que significa um risco alto de contrair a doença. A Região Metropolitana I, única do estado que permanecia com bandeira roxa (risco muito alto de contrair a doença), passou para bandeira vermelha.
Ainda segundo a pasta, a bandeira do Médio Paraíba, que apresentava a cor vermelha, passou para a cor laranja (risco moderado). As regiões Centro-Sul, Baixada Litorânea, Noroeste, Norte, Baía de Ilha Grande, Metropolitana II e Serrana permanecem com bandeira vermelha. A análise compara a semana epidemiológica 14 (4 de abril - 10 de abril) com a 12 (21 de março - 27 de março) de 2021.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
Além disso, a secretaria informou que o Rio apresentou um aumento do número de óbitos (13%) e uma redução dos casos de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG (-26%) na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (23), estão em 66,2% para leitos de enfermaria e 87,3% para UTI.
Dois milhões de vacinados
Neste sábado, o Rio alcançou a marca de 2 milhões de cidadãos fluminenses vacinados contra a covid-19. Segundo a última atualização do Vacinômetro do estado, às 9h, foram aplicadas 2.019.561 vacinas da primeira dose e 639.911 da segunda dose. 
O estado recebeu da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) 480 mil doses do imunizante Oxford/AstraZeneca. As vacinas foram levadas de Manguinhos, na Zona Norte, direto para o centro de distribuição da Secretaria Estadual de Saúde.