Mais Lidas

Cassação do mandato de Dr. Jairinho será decidida por vereadores nesta segunda

Jairinho deve ser o primeiro vereador da história cassado pela Câmara do Rio. Fonte ouvida pelo Meia Hora confirma tendência de abertura do processo por unanimidade

Jairinho foi preso no último dia 8 pela morte de Henry Borel
Jairinho foi preso no último dia 8 pela morte de Henry Borel -
Rio - A Câmara dos vereadores do Rio vai decidir, nesta segunda-feira (26), às 15h, sobre o início do processo de cassação do vereador Dr. Jairinho (sem partido), preso sob a acusação de assassinar o menino Henry Borel, de quatro anos. O encontro para debater o tema será a portas fechadas e estarão presentes apenas os sete membros do Conselho de Ética da Casa.

Um assessor parlamentar do vereador Alexandre Isquierdo (DEM), que preside o conselho, confirmou ao Meia Hora que a tendência da decisão será pela abertura, por unanimidade, de um processo pela cassação de Dr. Jairinho.

Segundo ele, Alexandre Isquierdo considera que "o inquérito da Polícia Civil é muito consistente". Mais de 500 páginas de investigação foram entregues aos sete parlamentares que integram o conselho.

O Conselho de Ética é presidido pelo vereador Alexandre Isquierdo (DEM) e integram o grupo a vice-presidente Rosa Fernandes (PSC), o secretário Dr. Rogério Amorim (PSL); além dos parlamentares: Chico Alencar (PSOL), Zico Papera (Republicanos), Teresa Bergher (Cidadania) e Luiz Ramos Filho (PMN). Completam, como suplentes, os vereadores Vitor Hugo (MDB) e Wellington Dias (PDT).

Caso seja aprovada, a representação será redigida à Mesa Diretora da Câmara e encaminhada para a Comissão de Justiça e Redação, onde será avaliada a adequação do documento às leis e ao regimento interno da Casa. Em seguida, o Conselho de Ética sorteará um relator que irá abrir o prazo de dez dias úteis para Jairinho apresentar sua defesa escrita.

Feita a defesa, o Conselho de Ética inicia a fase de instrução do processo, pelo prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 15 dias. Concluído o período, o relator dá parecer em até cinco dias úteis, avaliando pela procedência da representação ou pelo seu arquivamento. Por fim, o resultado é submetido novamente à deliberação do conselho.
Jairinho passou por uma série de derrotas na casa municipal. Além da possibilidade de ter o seu mandato cassado, a Câmara de Vereadores do município também suspendeu o seu salário no dia 8 de abril, mesma data em que foi preso
Henry morreu no dia 8 de março. Dr. Jairinho e Monique Medeiros alegaram acidente doméstico, mas investigações comprovaram que a criança sofreu violência.