Mais Lidas

Caxias tem longas filas para vacinação da segunda dose

Moradores reclamam que estão com o ciclo de imunização em atraso

Filas eram enormes pela manhã
Filas eram enormes pela manhã -
Rio - A cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, teve mais um dia de problemas na vacinação contra a covid-19. Nesta segunda-feira (26) nos postos de imunização da cidade, com abertura prevista para às 8h,  filas gigantescas de pedestres e de carros se formaram desde a madrugada. Muitas pessoas reclamaram ainda que já estão com a segunda dose da vacina atrasada e não conseguem concluir a imunização.
Nesta segunda-feira foram montados postos para pedestres e drive thru em Imbariê, Canal do Farias e Lauriano. Ainda na madrugada, no posto do Canal do Farias a fila do drive thru já estava cheia.

O gestor de logística Douglas de Assis Mendonça, 32 anos, contou que o pai, o aposentado Amaro Mendonça de Azevedo, 71 anos, tomou a primeira dose da CoronaVac no dia 24 de março, mas ainda não conseguiu tomar a segunda dose. O idoso está com o ciclo de imunização atrasado, já que deveria ter sido aplicada a vacina no dia 21 de abril.

"Meu medo é quanto ao tempo vai levar pra ele conseguir tomar a segunda dose, já são 32 dias. Minha preocupação é se ele vai tomar esta segunda dose e se a primeira vai ter validade diante deste atraso. Meu pai tem 71 anos, é diabético, operou as vistas e está com uma leva deficiência temporária no pé e isto dificulta a locomoção dele, mas vamos ter esperar e começar a ir em outros postos, a partir de amanhã. Isto está abalando muito ele, principalmente o psicológico".
Outra reclamação é quanto a falta de postos fixos de vacinação e divulgação do calendário. "Amanhã vamos ter que ir a outros postos, mas ainda não sabemos aonde terá vacinação porque a prefeitura não divulgou nada ainda, vamos ter que sair correndo a cidade. É muito desorganizado, estamos sentindo o descaso das autoridades municipais", disse Douglas. 
Por causa da falta de organização em outras ocasiões em Duque de Caxias, o Ministério Público já havia feito algumas recomendações à prefeitura.

- Fazer o registro de vacinados, com datas das 1ª e 2ª doses e tipo de vacina
-Usar caixas térmicas para manter imunizantes na temperatura adequada
-Exibir o frasco da vacina e da seringa
-Exibir o local de descarte da seringa
-Fazer a busca de pessoas que não voltaram para a 2ª dose
Nesta segunda-feira, estão aptos a ser vacinados com a primeira dose da vacina da Oxford/AstraZeneca

Por volta das 8h desta segunda-feira, o prefeito Washington Reis esteve na região do Canal do Farias onde foi montado um posto de vacinação e disse que não tinha qualquer responsabilidade de organizar a fila.
A Prefeitura de Duque de Caxias afirmou que o lote da vacina Coronavac, recebido pela Secretaria Municipal de Saúde, seria destinado exclusivamente para a aplicação da segunda dose nos caxienses que tomaram a primeira dose no dia 24 de março, nos seguintes locais: Praça de Imbariê; Praça do Canal Farias (Saracuruna); e Praça do Dr. Laureano. A prefeitura disse que em todas as divulgações realizadas foi reforçada a informação, de que apenas deveriam se dirigir aos três pontos de vacinação aqueles que tomaram a primeira dose no dia 24 de março e no mesmo local.
A prefeitura ressaltou ainda que todas as ações de vacinação no município contam com a colaboração das equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, agentes de endemias e Fundec, que estão trabalhando na organização das filas e verificação dos cartões de vacinação, com o objetivo de ordenar as filas e agilizar o processo de imunização.
Sobre a continuidade da aplicação da segunda dose da Coronavac, a prefeitura informou que aguarda a entrega de novas doses pelo Ministério da Saúde para que o calendário seja retomado.
Nesta segunda-feira estão recebendo a primeira dose da vacina Astrazeneca, os seguintes grupos: profissionais da Educação da rede pública municipal de 55 a 59 anos de idade; Guardas Municipais;
Funcionários da Limpeza Urbana; Pessoas com deficiência de qualquer idade; Pessoas com comorbidades com 50 anos ou mais; Motoristas rodoviários; e Bombeiros. 

Os policiais militares começaram a receber a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca neste fim de semana. A administração municipal afirmou que vai disponibilizar diariamente cerca de 100 doses para o batalhão até que todo o efetivo esteja imunizado.
Veja abaixo os locais de vacinação nesta segunda-feira (26) em Duque de Caxias:

- Profissionais da Educação da rede pública municipal de 55 a 59 anos Sede da Secretaria Municipal de Educaçao
CIEP Monteiro Lobato
CIEP Oduvaldo Viana
Escola Municipal Ely Combat

- Guardas Municipais
Os guardas municipais podem se vacinar em qualquer ponto de vacinação
dos quatro distritos

- Funcionários da Limpeza Urbana
Nas empresas Greenlife e Estevão

- Pessoas com deficiência acima de 18 anos (Deficientes físicos, pessoas com obesidade mórbida, síndrome de down e autismo)
Em frente à Prefeitura (Jardim Primavera)

- Pessoas com comorbidades com 50 anos ou mais
Praça da Mantiquira (Xerém)

- Motoristas rodoviários
Nas garagens das empresas Santo Antônio, Vera Cruz, Fábios
- Bombeiros
No quartel do Corpo de Bombeiros de Laguna e Dourados
Filas eram enormes pela manhã Reprodução Bom Dia Rio
Idoso de 71 anos não consegue tomar a segunda dose da vacina Arquivo pessoal