Mais Lidas

Alerj pode vetar a realização de novo concurso para oficial da Polícia Militar

Deputados pressionam pela convocação dos aprovados ao posto de 2° tenente do concurso de 2020

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) -
Rio - Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) estão se mobilizando para pressionar o Governo do Estado a convocar candidatos aprovados na última seleção para 2° tenente da Polícia Militar. Para impedir que haja um novo concurso público enquanto os habilitados não forem chamados, o deputado Renato Zaca (PRTB) apresentou o projeto de lei 4011/21, que já ganhou a coautoria de 24 parlamentares.
A Polícia Militar anunciou recentemente que vai realizar um novo concurso para oficiais, embora ainda existam praças e subtenentes aprovados em todas as etapas do certame realizado em 2020.
O deputado Renato Zaca já havia feito uma indicação legislativa ao governador Cláudio Castro (PSC). Diante da falta de resposta, apresentou a proposta em forma de projeto de lei, com pedido de urgência na votação em plenário e 25 deputados na autoria.
"Não faz sentido a instituição gastar para fazer outro concurso para avaliar os mesmos policiais. Todos esses policiais prejudicados pela demora na realização do certame convivem com a frustração, o desestímulo e o descaso da instituição que defendem com a própria vida há mais de 20 anos", justifica Zaca.
Pelo projeto de lei, o Estado estará impedido de realizar outro concurso e deverá utilizar o cadastro de reserva com cerca de 140 profissionais habilitados enquanto perdurar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
"Nada mais justo que os que cumprem os requisitos e já passaram pelo processo fiquem habilitados por mais tempo ao posto”, acrescenta Renato Zaca.