Mais Lidas

Força total pra dar a 2ª dose

Campanha de megavacinação é lançada no Rio e vai até o próximo dia 26 nos postos

O Ministério da Saúde lançou ontem, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, a campanha de Megavacinação contra a Covid-19. Até o próximo dia 26, os postos de saúde do país todo estarão focados em aplicar a segunda dose em quem ainda não tomou. O objetivo é completar o esquema vacinal e ampliar a cobertura de imunizados contra a doença no Brsil inteiro. Cerca de 21 milhões de brasileiros estão aptos para recebê-la. No Rio, esse número é de cerca de 600 mil.

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o secretário municipal de Saúde do Rio Daniel Soranz participaram da cerimônia de lançamento. "Esse sábado é muito importante pra cidade. A gente espera vacinar neste próximo fim de semana cerca de 100 mil pessoas. Temos mais de seis mil profissionais de saúde mobilizados", afirmou Soranz.

No Rio, dos 600 mil aptos a receber a 2ª dose, 380 mil são adolescentes que não voltaram aos postos. Um deles é Guilherme Matos, 12 anos, que tomou a segunda dose da Pfizer para ter a oportunidade de voltar a frequentar o Maracanã. "Ele quer voltar a fazer atividades, como jogar bola, frequentar estádio, fazer as coisas do dia a dia. Estava empolgado para tomar. Tentamos vir durante a semana, mas ele tinha prova, então aproveitamos o evento", disse a mãe, Daniela Matos.

Ao fim da cerimônia, um presente: Queiroga recebeu — e vestiu — uma camiseta personalizada com o seu nome da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, convidada para a cerimônia. A agremiação do bairro do Tanque desfila na Série Ouro, o grupo de acesso.