Mais Lidas

Câmara estende discussões sobre Plano Diretor do Rio até dezembro de 2022

Diferente de 2011, audiências públicas territoriais serão realizadas nas próprias Áreas de Planejamento

Plano Diretor contará com a participação popular
Plano Diretor contará com a participação popular -
Rio - A Câmara Municipal do Rio vai estender até dezembro de 2022 as discussões sobre o novo Plano Diretor da cidade. A previsão era votar o novo plano ao final do primeiro semestre do próximo ano, mas os vereadores decidiram adiar para o fim do ano que vem, após as discussões. A decisão foi tomada durante uma reunião na manhã desta quinta-feira (25). 
O plano de diretor é um documento-base de orientação da política de desenvolvimento dos municípios brasileiros e está previsto na Lei 10.257/01 ou Estatuto da Cidade. "Nossa preocupação é com a qualidade do debate e a participação efetiva da sociedade civil (...) Teremos audiências específicas sobre cada um dos temas do Plano Diretor, como zoneamento e uso e ocupação do solo, e audiências territoriais, voltadas para cada uma das regiões do município", declarou o presidente da Comissão do Plano Diretor, o vereador Rafael Aloisio Freitas (Cidadania).

O parlamentar assinalou ainda que, diferente do Plano Diretor de 2011, desta vez as audiências públicas territoriais serão realizadas nas próprias Áreas de Planejamento (APs), como forma de incentivar a participação popular. As audiências públicas terão início após o recesso parlamentar, no próximo dia 16 de fevereiro.