Mais Lidas

Meu escritório é na praia!

Banhistas lotam as areias no último domingo de 2021 e ambulantes matam a sede... de vendas!

José Paulino da Silva, vendedor de mate: 'Expectativas são boas'
José Paulino da Silva, vendedor de mate: 'Expectativas são boas' -

'Em mais ou menos duas horas eu vendo tudo". Foi desta forma que trabalhou ontem José Paulino da Silva, 48 anos, vendedor do tradicional mate na orla carioca. Com um típico dia de verão, o domingo ensolarado deixou a cidade do Rio movimentada. Na Zona Sul, cariocas e turistas que estenderam a estadia na capital e os que já chegaram para o Réveillon aproveitaram para curtir a praia.

O calçadão movimentado e as praias lotadas são um indicativo da procura dos turistas pela festa carioca, mesmo que a programação inclua somente a queima de fogos e os shows tenham sido cancelados. Os ambulantes das areias agradecem. "No fim de ano a movimentação é muito boa. Ainda mais assim, com sol. A expectativa de vendas é muito boa", conta José, que anuncia a bebida a R$ 6 nas praias de Ipanema e Copacabana.

Na função há 15 anos, o vendedor de mate aproveitará para intensificar o trabalho nesta última semana do ano. "Geralmente eu venho só aos fins de semana, mas com o Réveillon aí e a praia cheia como está, virei a semana toda".

Conforme a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do Rio já previam, a festa do Réveillon deste ano terá majoritariamente turistas domésticos. Os bairros mais procurados para a hospedagem são Ipanema e Leblon com 92,19% das reservas confirmadas, seguidos de Leme e Copacabana (87,83%); Barra da Tijuca e São Conrado (86,25%); Flamengo e Botafogo (84,01%); e Centro (77,17%).