Mais Lidas

Futuro dos blocos

Carnaval de rua em abril é uma possibilidade

Após a prefeitura do Rio decidir adiar o Carnaval da Sapucaí para o feriado de Tiradentes, no mês de abril, em razão do aumento dos casos de covid-19 pela variante Ômicron, o prefeito Eduardo Paes avalia a possibilidade de realizar o Carnaval de rua também no mesmo período. 

Paes falou à Globonews que a questão do Carnaval de rua, cancelado no início deste mês, ainda será analisada. Isso porque existem características diferentes dos desfiles do Sambódromo na Sapucaí. O prefeito do Rio ainda pontuou que os desfiles de blocos começam alguns fins de semana antes do Carnaval iniciar de fato a programação do calendário. 

Questionada pelo MEIA HORA, a Riotur afirmou que o Carnaval de rua poderá ser avaliado de acordo com o anunciado na sexta-feira pelo prefeito, caso haja condição. Na reunião desta sexta, as secretarias haviam comunicado que o adiamento do Carnaval na Sapucaí - que aconteceria entre os dias 25 e 28 de fevereiro - não alteraria a situação do Carnaval de rua.

'Está cancelado'

A presidente da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro (Sebastiana), Rita Fernandes, afirmou que a princípio, não há nenhuma intenção em colocar os blocos na rua em abril.

"Já havíamos aceitado o cancelamento do Carnaval de rua. O prefeito também não falou em adiamento do Carnaval de rua, pois a decisão anunciada foi para a Sapucaí. No nosso entendimento, por enquanto o Carnaval de rua está cancelado", disse ela.

Quanto ao Carnaval da Sapucaí, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) informou o calendário oficial dos desfiles: 20 e 21 (quarta e quinta-feira) desfile da Série Ouro; 22 e 23 (sexta-feira e sábado) desfiles do Grupo Especial; 24 (domingo) desfile das escolas mirins; 26 (terça-feira) dia de apuração; e no dia 30 (sábado), desfile das Campeãs.