Mais Lidas

Mesmo proibido, povão sambou!

Guardas municipais reprimem pequenos blocos no Centro do Rio

A turma sabe que não pode desfilar, mas os foliões tomaram algumas ruas pra matar a saudade da folia que o corona travou desde 2021
A turma sabe que não pode desfilar, mas os foliões tomaram algumas ruas pra matar a saudade da folia que o corona travou desde 2021 -

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em ação com a Guarda Municipal (GM), desmobilizou ontem no Centro do Rio pequenos blocos que desfilavam pelas ruas históricas das adjacências da Praça Mauá. Apesar do feriado de carnaval ter sido mantido, a Prefeitura do Rio proibiu o desfile de agremiações carnavalescas em vias públicas por causa da pandemia, permitindo apenas eventos privados com apresentação do passaporte da vacina.

A prefeitura cancelou os desfiles de blocos de rua em janeiro, tendo em vista as informações com dados epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde que apontam o alto risco de novo aumento de casos de Covid-19. Os desfiles das escolas de samba foram adiados para abril.

A Seop informou que alguns blocos pequenos tentaram sair o Centro e a Guarda Municipal interveio, desmobilizando os grupos. Os foliões, no entanto, voltaram a se reunir em outras ruas na direção do Morro da Providência, onde houve nova intervenção. A Associação de Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro (Sebastiana) informou que nenhum dos blocos reprimidos é ligado à entidade. "Os blocos associados à Sebastiana estão mantendo o acordo firmado em janeiro deste ano com o Comitê Científico da Prefeitura para que ninguém desfilasse", salientou Rita Fernandes.

Em Madureira, na Estrada do Portela, policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) prenderam ontem de madrugada um homem vestido de bate-bola portando uma pistola. Ele foi levado para a 29ª DP (Madureira).