Mais Lidas

Exu abre caminhos até a vitória!

Grande Rio é campeã com enredo contra a intolerância religiosa

Troféu do título chega à quadra da agremiação em Caxias numa explosão de alegria
Troféu do título chega à quadra da agremiação em Caxias numa explosão de alegria -

A Acadêmicos do Grande Rio se consagrou, pela primeira vez, como campeã do Carnaval carioca. A agremiação de Duque de Caxias alcançou 269,9 pontos pelo desfile que arrebatou a Sapucaí na madrugada de domingo, quando apresentou "Fala, Majeté! As Sete Chaves de Exu", enredo que se transformou num grito contra a intolerância religiosa.

Desenvolvido pelos jovens carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, o enredo da Grande Rio tentou desmistificar a imagem demoníaca de Exu. Para as religiões de matriz africana, o orixá representa a comunicação entre os humanos e as divindades. Uma das personagens foi Estamira. Eternizada em documentário e peça de teatro, a catadora de lixo se comunicava com Exu por um telefone encontrado no lixão de Jardim Gramacho.

Além do samba na boca do povo, o desfile da escola, que foi vice em 2020, foi marcado por alegorias criativas e ricas em detalhes. Outro destaque foi a comissão de frente idealizada pelos veteranos coreógrafos Helio e Beth Bejani. 

Rainha de bateria da escola, a atriz Paolla Oliveira também brilhou no desfile da Grande Rio. Na Marquês de Sapucaí, a artista representou a Pombagira, também considerada uma mensageira do mundo espiritual. Ela desfilou ao lado do namorado, o cantor Diogo Nogueira, que é conhecido por ser um torcedor apaixonado pela Portela, que ficou em 5º lugar. 

Na retomada do Carnaval na Sapucaí, após a pandemia, a Grande Rio conquistou o seu primeiro título no Grupo Especial após bater na trave algumas vezes. Em quatro ocasiões, a tricolor foi vice-campeã: 2006, 2007, 2010 e 2020.