Mais Lidas

Morre frentista ferido por explosão em posto de GNV na Região dos Lagos

Segundo a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, outras quatro pessoas ficaram feridas

Frentista que abastecia o carro, perdeu às duas pernas no momento da explosão
Frentista que abastecia o carro, perdeu às duas pernas no momento da explosão -
Rio - Uma explosão em um posto de GNV, na tarde desta sexta-feira (11), deixou quatro pessoas feridas e uma pessoa morta, além de um carro destruído na Avenida Amaral Peixoto, no bairro de Balneário, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Alyse Santana, de 21 anos, frentista que abastecia o carro, perdeu às duas pernas no momento da explosão. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o pronto-socorro da cidade mas não resistiu.

De acordo com a Secretaria de Saúde, além do frentista o motorista do veículo,  teve politraumatismo pela explosão do automóvel. Foi realizada uma sutura em seus ferimentos e, em seguida, foi encaminhado para o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, para realizar uma avaliação.

Dois frentistas, que também foram vítimas da explosão, receberam alta hospitalar. Um deles relatou estar no momento da explosão de GNV no posto de gasolina, quando estilhaços o acertaram em face e região de nuca, sem maior profundidade. Já o outro frentista, relatou que, ao terminar de abastecer o GNV e abaixar o capô do carro, houve a explosão. Ele sofreu ferimentos na sobrancelha, pescoço e estilhaços pelo olho.

Ainda de acordo com a SMS, um guarda municipal ficou ferido no local, vítima de atropelamento por rodas que se soltaram de caminhão no momento da explosão. Ele foi encaminhado para o Hospital Estadual Roberto Chabo, onde segue realizando exames e aguarda avaliação cirúrgica.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o quartel de São Pedro foi acionado às 12h, quando receberam a informação da explosão. De acordo com a corporação, o acidente ocorreu devido à explosão do cilindro de GNV enquanto um carro era abastecido.

Segundo Corpo de Bombeiros, duas pessoas ficaram feridas por uma explosão de um cilindro de GNV enquanto um carro era abastecido em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.#ODia

Fonte: Reprodução pic.twitter.com/0wlbYyPvce

— Jornal O Dia (@jornalodia) August 11, 2022 ">
Outros casos

Este não é o primeiro caso de explosão de cilindro de GNV em posto de combustíveis durante abastecimento no Rio. Na semana passada, um veículo a gás explodiu quando era abastecido em um posto de combustíveis em Paciência, na Zona Oeste do Rio. Em julho, outra explosão de cilindro resultou na morte de um homem de 67 anos na Rua 24 de Maio, em São Francisco Xavier, na Zona Norte. Pouco antes da explosão, o homem tinha acabado de abrir a mala do carro. Com a pressão da explosão, o homem foi arremessado.

Na época, um frentista, Hugo Ruan, de 25 anos, presenciou o ocorrido e revelou que o cilindro do carro do idoso estava enferrujado. "Nós temos treinamento para lidar com essas situações. A gente não sabe o real motivo do porquê esse cilindro estava enferrujado. O senhor ficou muito grave, perdeu alguns membros e a esposa dele foi arremessada. Ainda estou muito abalado", contou.
Cuidados com cilindros de GNV

Para auxiliar os motoristas, o Inmetro disponibiliza em seu site a lista com todas as oficinas e empresas autorizadas a fazerem a manutenção e instalação do equipamento nos veículos. "Além da homologação, a oficina que instala e a empresa que oferece a inspeção são certificadas pelo Inmetro". O chefe da Divet também explica haver outros órgãos que integram esta grande rede de vistorias. São eles: ANP, Detran e Senatran.

O que não pode fazer ao ter o kit GNV instalado no veículo

a) deixar de realizar a inspeção de segurança veicular inicial nos OIA/ITL e de receber/manter o Selo Gás Natural Veicular do Inmetro;
b) deixar de receber/manter o Atestado da Qualidade do Instalador Registrado e as notas fiscais (serviço/produto);
c) abastecer os veículos em postos de revenda de GNV não autorizados pela ANP; e
d) abastecer os veículos em postos de revenda com pressão de GNV acima do valor especificado pela ANP (220 bar).

O que é indicado como cuidados pós instalação

a) realizar as inspeções de segurança veicular periódicas nos OIA/ITL e receber/manter o Selo Gás Natural Veicular do Inmetro;
b) realizar substituições de componentes e manutenções preventivas e corretivas dos sistemas de GNV somente em instaladores registrados pelo Inmetro;
c) observar possíveis vazamentos de GNV (odor e/ou auditivo);
d) manter o Selo Gás Natural Veicular do Inmetro, devidamente vigente;
e) não utilizar a capacidade abaixo da mínima de reserva de combustível líquido recomendada pelos fabricantes dos veículos;
f) realizar as manutenções preventivas e corretivas dos veículos; e
g) realizar as requalificações periódicas dos cilindros para armazenamento de GNV.

A lista completa dos Organismos de Inspeção Acreditados pelo Inmetro pode ser encontrada neste link.
A lista das requalificadoras registradas pelo Inmetro pode ser encontrada neste link.
Acidentes de consumo devem ser registrados no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).