Mais Lidas

Rodas de conversa marcam o início do Agosto Dourado em Mesquita

Encontros foram promovidos na Clínica da Família Cosmorama e UBS Vila Norma

Mesquita conscientiza sobre Agosto Dourado
Mesquita conscientiza sobre Agosto Dourado -
Em comemoração ao Agosto Dourado, simbolizando a luta pelo incentivo à amamentação, a Clínica da Família Cosmorama preparou uma roda de conversa em Mesquita. O encontro contou com a participação da equipe multidisciplinar da clínica e levou as principais questões sobre o tema aos pacientes.
O objetivo é intensificar informações sobre a importância do leite materno como alimentação exclusiva do bebê nos primeiros seis meses de vida e os benefícios que ele traz para o desenvolvimento da criança.
“Nosso foco é trazer para a unidade a conscientização do aleitamento materno e informar sobre sua importância. Muitas das vezes essas informações não chegam à gestante, seja por motivos culturais ou pela própria falta de conhecimento. Mas nosso papel é falar de todos os benefícios do leite materno para o desenvolvimento da criança. E o interessante de direcionar esse tema a uma sala de espera é que familiares e amigos entendam por que oferecer esse incentivo é tão importante”, explicou Rita Pinho, coordenadora da unidade, que também é enfermeira obstétrica.
Na UBS Vila Norma, o encontro também proporcionou troca de diálogo entre gestantes e lactantes. Para isso, uma profissional fonoaudióloga do NASF da unidade falou sobre como a má formação no freio da língua pode trazer prejuízos ao aleitamento tanto para a mãe quanto para o bebê.
Clínica da Família Cosmorama e UBS Vila Norma realizaram rodas de conversa - BEA SILVA
Clínica da Família Cosmorama e UBS Vila Norma realizaram rodas de conversaBEA SILVA
“Às vezes, a dúvida de uma pode ser a de outra. Com essa interação mais próxima, conseguimos direcionar essas mulheres e criar uma rede de contato entre elas. Troca de experiências é essencial para que elas sintam que não estão sozinhas durante esse período”, aponta Mayara Melo, gestora da unidade.
Em Mesquita, as gestantes podem procurar a unidade de Atenção Básica que abrange sua reunião para realizar o pré-natal e todo acompanhamento. Isso porque as unidades primárias de saúde são a porta de entrada.
Mesquita conscientiza sobre Agosto Dourado BEA SILVA
Clínica da Família Cosmorama e UBS Vila Norma realizaram rodas de conversa BEA SILVA