Geral

Futuro sustentável

Conhecimento em ESG abre possibilidades no mercado

Por Meia Hora

Publicado em 30/01/2023 00:00:00 Atualizado em 30/01/2023 00:00:00
Tendência é que o mercado necessite cada vez mais de profissionais especializados em ESG
Tendência é que o mercado necessite cada vez mais de profissionais especializados em ESG

As práticas sustentáveis estão no centro do debate contemporâneo, com aumento na busca por profissionais qualificados. Gerente de Sustentabilidade, cargo responsável por programas e políticas sustentáveis, está na lista do LinkedIn das 25 profissões em alta no Brasil.

Cunhada em 2004, a sigla em inglês ESG deriva das palavras Environmental, Social e Governance e refere-se aos pilares de uma gestão responsável, indo além da saúde financeira de um empreendimento. A Comissão de Negócios e Desenvolvimento Sustentável estima que atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU pode criar oportunidades de US$ 12 trilhões até 2030. No entanto, falta conhecimento técnico para que as práticas ambientais, sociais e de governança tenham resultados práticos. "Para quem quer se preparar, a dica é prestar atenção em cursos ministrados por profissionais que vêm do mercado. ESG se aprende na prática e não nos livros", diz a especialista Janine Saponara.

O curso de Gestão Ambiental é uma alternativa para os interessados e está disponível na UniSãoJosé. Além do diploma de tecnólogo em 2 anos, o aluno recebe 3 certificações intermediárias. A instituição também possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, curso voltado à preservação das espécies por meio do estudo de todas as formas vivas e suas interações com o ambiente.

  • Mais sobre: