Geral

Desenvolve RJ debate futuro do estado

Realizado ontem, seminário contou com quatro painéis sobre temas relacionados ao desenvolvimento socioeconômico regional

Por Meia Hora

Publicado às 02/03/2023 00:00:00 Atualizado às 02/03/2023 00:00:00
Secretário Vinicius Farah destacou avanços no desenvolvimento econômico do estado

Ontem, o Auditório do Hotel Prodigy, no Aeroporto Santos Dumont, foi palco do "Desenvolve RJ", seminário realizado pelos jornais O Dia e MEIA HORA. Além de apresentar os avanços registrados no estado do Rio de Janeiro nos últimos anos em termos de desenvolvimento econômico, o evento promoveu debates produtivos sobre maneiras de atrair mais investimentos que gerem empregos e renda para toda a população fluminense.

"Os números não mentem. O estado bate recordes de abertura de empresas, geração de empregos, superávit financeiro das contas, índices de segurança, entre outros. Ou seja, o Rio de Janeiro vive um momento histórico que nem o mais otimista cidadão poderia imaginar 2 anos e meio atrás. Não tenho a menor dúvida de que o estado do Rio vai crescer ainda mais e será um exemplo de políticas públicas de desenvolvimento econômico, em todos os setores, na América Latina", disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, que fez a abertura do evento ao lado do subsecretário de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto.

Após destacar indicadores positivos e apresentar números expressivos, como os mais de R$ 100 bilhões em investimentos públicos e privados em andamento no estado, Farah anunciou novos projetos validados pelo governador Cláudio Castro em reunião realizada no dia anterior ao seminário. Entre as novidades anunciadas por Farah, está a criação de um polo tecnológico em Petrópolis.

"O Governo do Rio está adquirindo uma área à margem da BR 040, onde há uma fábrica desativada há mais de 50 anos, para instalar o maior projeto tecnológico deste país", revelou o secretário.

Ao longo do dia, o jornalista George Vidor conduziu quatro painéis sobre temas fundamentais para a continuidade do projeto de desenvolvimento do Governo do Estado. O secretário de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, destacou a importância do seminário.

"As pessoas querem saber o que o estado tem a oferecer. Nossa frase principal é: o que é dito neste evento não pode estar afastado da realidade", explicou o secretário, ressaltando que os empresários interessados em investir no Rio têm que verificar no cotidiano o que foi apresentado no evento.

No fim da tarde, o governador Cláudio Castro encerrou o "Desenvolve RJ" fazendo um balanço dos avanços alcançados durante sua gestão, anunciando novos projetos e destacando um dos principais programas que impulsionam o estado, o "Pacto RJ", realizado em parceria com a Firjan e as prefeituras.

"Analisamos para fazer cada município crescer e se tornar atrativo para receber várias empresas. Todo o valor da concessão da Cedae será gasto 100% em investimento para gerar novos negócios", afirmou o governador.

  • Mais sobre: