Geral

Experimente Cultura usa realidade virtual para levar 25 mil crianças gratuitamente a museus em todo o mundo

Em sua quinta temporada, ação cultural gratuita para alunos da rede pública de ensino percorre espaços culturais no Rio e também instituições em outros países

Por O Dia

Publicado em 23/06/2023 13:16:02 Atualizado em 23/06/2023 13:16:02
Alunos da rede pública do Rio podem ter acesso a exposições em museus de todo o mundo através da realidade virtual
Rio - Um projeto cultural gratuito que usa a realidade virtual para levar crianças a museus de todo o mundo comemora, nesta quinta-feira (23), a marca de 25 mil alunos da rede pública do Rio alcançados. A ação, que nasceu em 2018, é promovida pelo projeto Experimente Cultura e conta com visitas às instalações culturais do Rio, mas também oferece visitas a exposições ao redor do mundo através da tecnologia. 
Entre os museus visitados fisicamente pelos alunos em 2023, estão os cariocas Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu Histórico Nacional e Museu de Arte Moderna. Já virtualmente, foram feitas visitas ao Louvre, da França, o mais famoso do mundo, os norte-americanos Metropolitan Museum, Bronx Zoo e Albany Museum, de Nova Iorque, o argentino MALBA, de Buenos Aires, o canadense Pacífic Museum of Earth, o português Museu Benfica, entre outros
"Temos estudado muito, ao longo dos últimos anos, para conseguirmos ampliar o alcance do Experimente Cultura. Esses mais de 25 mil atendimentos nos mostrou o quão distante nossas crianças e jovens estão das instalações culturais, sem nem saber que podem ter acesso a elas. Nós estamos ampliando nossa plataforma, os conteúdos produzidos e o número de museus e instituições parceiras, para levar uma gama ainda maior de atividades culturais a mais alunos, de maneira natural e inclusiva, usando de tecnologia para expandir o alcance nas escolas", explicou Renata Prado, idealizadora e curadora do projeto.
As visitas virtuais aos museus fazem parte de uma série de melhorias pensadas pelo projeto cultural em 2023. De acordo com os organizadores, em vez de somente levar as turmas presencialmente aos museus cariocas a ideia é trazer as instituições culturais até as escolas, inserindo mediações educativas alinhadas ao currículo escolar, dentro das salas de aula, com uso da realidade virtual.
"Esse foi um aprendizado importante, que acabou potencializado com a pandemia, que parece tão distante, mas acabou de passar. Tivemos que nos reinventar e a tecnologia, principalmente com o uso da realidade virtual, colocou as crianças dentro de instituições do mundo todo. Vimos o quanto isso foi impactante, principalmente para os alunos da rede pública. Por isso, ampliamos nossa capacidade de atendimento, expandimos nossa relação com os museus parceiros", garantiu Renata.
De acordo com os organizadores, as exposições visitadas pelos alunos da rede pública são montadas também acompanhando temáticas do momento, como a Cultura Antirracista, Artistas Brasileiros pelo Mundo e Educação Climática. "Essa é nossa vertente prioritária, criar percursos temáticos próprios, junto com as instituições parceiras, e convidar as escolas a estarem conosco nessa imersão”, concluiu a curadora do Experimente Cultura.

As inscrições no Experimente Cultura, que é realizado pelo Pulsar Cultura e tem patrocínio do Grupo Assim e da Prefeitura do Rio, podem ser feitas gratuitamente através do site do projeto.

  • Mais sobre: