Igrejas lotadas no Rio para celebrar São Jorge
Em Quintino e no Centro, fiéis renovam fé, pedem proteção e agradecem ao santo
Por Rachel Siston e Luiz Maurício Monteiro
Publicado às 24/04/2025 00:00:00 Atualizado às 24/04/2025 00:00:00Antes de o dia raiar, centenas de fiéis já lotavam a Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, na Zona Norte, para celebrar o dia do Santo Guerreiro - que virou feriado no estado, do qual é padroeiro. A missa da alvorada iniciou às 5h de ontem e, mesmo após o fim da cerimônia, muitos cariocas permaneceram na paróquia. Na Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, no Centro, o movimento também foi grande.
Pelo número de pessoas em Quintinho, muitos fiéis assistiram às primeiras missas dos degraus e receberam banho de água benta. A Rua Clarimundo de Melo, onde fica a igreja, ficou lotada por devotos vestidos de vermelho, em referência à cor símbolo do santo.
Como em todos os anos, a auxiliar de atendimento Kenia Maria Teodoro, de 43 anos, chegou com a família para a Missa da Alvorada, às 3h.
"São Jorge é um verdadeiro guerreiro na nossa vida. A gente vem todos os anos renovar as forças. É sinônimo de gratidão estar aqui, é mais para agradecer do que para pedir pelas bênçãos que temos. É emocionante", disse a auxiliar.